Capa do post.

O que as empresas estão fazendo para vender na crise

Estratégias são importantes, mas colocar os planos em ação é ainda mais. Em um momento de crise, a urgência de movimentação mostra que o “feito” é melhor do que “perfeito”.

Mas como agir? No episódio #31 do Mercoscast falamos sobre os exemplos reais de indústrias e varejos que já estão trabalhando com ideias diferentes do convencional.

Além da nossa bancada, contamos com a participação de Leandro Vieira, Gerente Nacional de Vendas da Brandili, que compartilhou uma série de ações que a indústria do ramo de moda está colocando em prática com o objetivo de se aproximar dos seus representantes e dos seus clientes.

“Começamos indo direto nos clientes e vimos que não era o caminho. Então, passamos a trabalhar com os representantes e prepará-los para este momento e os eventuais desafios que eles vão encontrar agora”, detalhou Leandro.

Preparar a equipe para as respostas do consumidor, estabelecer parcerias, gestão de estoque, showroom virtual e lançamentos online, posicionamento de marca, modelos de negócios alternativos e investimentos para a retomada foram algumas das práticas citadas.

Neste cenário, Marcelo Caetano reforça a importância do relacionamento com o cliente e a atenção para a efetividade de cada ideia, “Cuidado para não forçar um giro que o seu cliente não vai conseguir responder. É aí que você vai gastar energia à toa”.

Episódio Mercoscast

Você também pode ouvir a versão podcast no Soundcloud, Spotify ou iTunes.

A bancada Mercoscast:

Matheus Fagundes é diretor executivo de marketing e vendas na Audaces. Especialista em gestão comercial e internacionalização, Membro do Conselho ABIT. Também é consultor e palestrante.

Marcelo Caetano é conselheiro empresarial e mentor de empresários e gestores comerciais tendo se envolvido com mais de 100 projetos de consultoria em vendas. É sócio do Grupo Venda Mais e autor dos livros Chega de Desconto e Vendedor Fiel, Cliente Fiel.

Rener Agostini é líder comercial na Mercos, responsável por gerenciar a equipe de especialistas que atuam na construção de projetos de tecnologia de vendas em indústrias e distribuidoras brasileiras.