Capa do post.

Como motivar sua equipe

“Nada motiva mais do que o reconhecimento.” Com essa frase, Marcelo Caetano abre 28º episódio do Mercoscast e mostra que não existe uma frase, um e-mail ou uma receita específica para motivar a equipe de vendas.

O segredo está em criar um ambiente estimulante e verdadeiro, em que a liderança e o time estejam alinhados e tenham autonomia e responsabilidade sobre as entregas e resultados.

Liderança e motivação

O papel do líder para a motivação da equipe é essencial. É importante entender que cobrar meta é muito diferente de motivar. Afinal, assim como a liderança tem o poder de criar um ambiente de engajamento, também tem um grande potencial de desmotivar a equipe.

Rener Agostini lembra que “ninguém cobra mais do que os boletos. Todo mundo sabe o que precisa fazer”. E, por isso, o líder deve estar focado em identificar os pontos positivos e que podem melhorar da sua equipe, além dos objetivos individuais de cada vendedor.

Para a bancada, “se você precisa gerenciar muito de perto, é porque você contratou errado”. E o líder também acaba se tornando um prisioneiro deste processo. Melhor do que cobrar meta e fazer microgestão, é chamar a equipe para resolver os problemas junto com você.

Episódio Mercoscast

Você também pode ouvir a versão podcast no Soundcloud, Spotify ou iTunes.

A bancada Mercoscast:

Matheus Fagundes é diretor executivo de marketing e vendas na Audaces. Especialista em gestão comercial e internacionalização, Membro do Conselho ABIT. Também é consultor e palestrante.

Marcelo Caetano é conselheiro empresarial e mentor de empresários e gestores comerciais tendo se envolvido com mais de 100 projetos de consultoria em vendas. É sócio do Grupo Venda Mais e autor dos livros Chega de Desconto e Vendedor Fiel, Cliente Fiel.

Rener Agostini é líder comercial na Mercos, responsável por gerenciar a equipe de especialistas que atuam na construção de projetos de tecnologia de vendas em indústrias e distribuidoras brasileiras.