Capa do post.

Tipos de representante comercial: você já deve ter se deparado com algum deles

O representante comercial precisa ter características peculiares de liderança, saber conversar e persuadir o cliente para conseguir vender o produto ou serviço. Ou seja, ele precisar acreditar e convencer a pessoa sobre o item desejado.

tipos de representante

A representação comercial não é uma carreira fácil, por isso estes profissionais precisam ter e desenvolver vários tipos de atributos, habilidades pessoais e técnicas de vendas externas.

No mercado, existem diferentes tipos destes profissionais. Vamos conhecer alguns para saber com qual você se identifica?

1. O construtor de relacionamento

Esse é o vendedor que tem o objetivo de garantir uma relação sólida e de confiança com o cliente no longo prazo. Para isso, disponibiliza tempo e oferece toda a ajuda necessária para a pessoa e, assim, fazem a diferença no negócio.

2. O desafiador

Esse é aquele profissional que usa o conhecimento do produto para tentar influenciar o cliente. Adora soltar termos técnicos estrategicamente no meio da conversa. Eles têm pensamento formado, muitas opiniões prontas e vivem debatendo. Além disso, compartilham com veemência o ponto de vista.

3. O esforçado

Esse não desiste das tarefas e tenta se esforçar ao máximo para satisfazer os clientes. Representantes esforçados trabalham com entusiasmo, perseverança e sempre buscam feedbacks para saber em que e como devem melhorar. Enfim, acreditam no que fazem e tentam obter o melhor desempenho.

4. O lobo solitário

Vendedores desse tipo tendem a fazer tudo sozinhos e agem mais por instinto do que por regras. Ou seja, gostam de fazer as coisas da sua maneira e do seu jeito.

5. Solucionador de problemas

Esse representante comercial é confiável e extremamente detalhista. Tende a analisar cada detalhe e se assegura que as questões dos serviços são tratadas de forma rápida.

Claro que pode haver profissionais que assumam alguns atributos de vários tipos de uma só vez. Se você se identifica com algum deles, é ideal tentar sempre agregar e ampliar o campo de conhecimento, saber conversar e expor suas ideais, conhecer bem a língua portuguesa e outros idiomas, além de tentar estabelecer técnicas de vendas diferentes e buscar aumentar o networking.

Você conhece outros tipos que não estão na lista? Aguardamos sua contribuição nos comentários!