Capa do post.

Tipos de clientes que todo representante comercial precisa conhecer

Tipos de clientes do representante comercial

Quem trabalha com representação comercial atende diversos tipos de pessoas e sabe que os clientes nunca são iguais. Cada um tem o seu jeito de pensar e de agir. Para que a venda seja um sucesso, o representante comercial precisa identificar o tipo do cliente e deve saber lidar com sua personalidade.

Confira quais são os principais tipos de clientes e saiba como lidar com eles:

O bonzinho

Ele gosta de sorrir e de deixar o vendedor descontraído. Passa a falsa impressão de que está gostando de tudo o que ouve e vai comprar o produto sem pestanejar. Não se engane com a simpatia do cliente bonzinho. É apenas o jeito dele de tratar as pessoas.

Como lidar

Mesmo que o cliente demonstre que está gostando do produto, não pense que a venda está garantida. Mantenha a conversa focada no produto, não se perca em pormenores ou assuntos paralelos.

O temperamental

É aquele cliente que gosta de interromper o vendedor com perguntas. Ele se mostra ansioso, não sabe ouvir e quer saber de tudo num minuto só.

Como lidar

Tenha calma e não perca o foco. Quando ele o interromper com alguma pergunta, responda e volte rapidamente a sua apresentação. Após fechar o negócio, esteka preparado porque esse cliente pode mudar de ideia de repente.

O precavido

Desconfiado e cuidadoso, o precavido não gosta de comprar gato por lebre. Ele fará de tudo para extrair o máximo de informações do vendedor. É daqueles que só fecha a compra se tiver a plena certeza de que o produto vale a pena.

Como lidar

Você tem que estar preparado. Tudo o que disser deve ser embasado em documentos que avalizem suas informações. Mostrar depoimentos de outros clientes podem ajudar a convencer o cliente desconfiado.

O inseguro

Decisão não é com esse cliente, pois ele carece de segurança e confiança. É daqueles que não sabe se vai ou se fica. Ele pode até demonstrar vontade de comprar, mas fica indeciso.

Como lidar

Faça uma ótima apresentação. Use de argumentos fortes para fechar a compra. Mostre confiança nas palavras e faça com que o cliente acredite ser a decisão certa ao assinar o pedido.

O desinteressado

Tratar com uma pessoa que não demonstra o mínimo interesse pelo teor da conversa é a coisa mais frustrante para quem trabalha com vendas externas. Esse é o tipo do cliente desinteressado, ele parece não dar a mínima para o que você está falando.

Como lidar

Faça perguntas para forçá-lo a ser mais participativo e interessado. Transforme sua apresentação em uma conversa. Não deixe que o cliente fique calado.

O bonzão

É fácil reconhecer esse tipo de cliente, ele quer sempre quer estar um passo a frente do vendedor, mesmo que ele nunca tenha visto o produto que está sendo vendido.

Como lidar

Seja passivo e alimente o ego do cliente. Ele adora receber elogios! Demonstre como o seu produto poderá tornar a empresa dele mais produtiva e perfeita. Esses são alguns dos tipos mais comuns que tem por aí, mas fique atento e saiba identificar cada pessoa que visitar. Com o tempo você irá aprimorar a sua técnica de vendas personalizada para cada tipo específico de cliente.

Você conhece algum outro tipo de cliente que gostaria de compartilhar com a gente nos comentários?