Capa do post.

Saiba tudo sobre o pós-venda

Há quem acredite que o processo de vendas se finda após o envio de uma ordem de pedido. Grande engano! Analise quanto tempo e esforços você dispendeu, além de investimentos em marketing, possíveis descontos e outras questões, para converter um prospect em cliente. Coloque isto na “ponta do lápis” e você verá que, na primeira venda, muitas vezes nem mesmo é possível cobrir os custos de aquisição deste consumidor. Por isso, é preciso investir em táticas para reter e fidelizar clientes, fazendo com que ele não apenas fique satisfeito com os produtos adquiridos, mas também volte a realizar novos pedidos.

Estamos falando sobre o pós-vendas. Você sabe do que se trata e como fazê-lo com eficiência para garantir resultados favoráveis ao seu negócio?

Em que consiste o pós-vendas

Como o próprio nome indica, o pós vendas é um processo que se inicia após o fechamento de uma negociação. O intuito é estreitar o relacionamento e acompanhar a satisfação do cliente diante ao produto adquirido, garantindo a sua satisfação e, consequentemente, a fidelidade no caso de novas necessidades de compra. Por isso ele é considerado, inclusive, uma ação de pré-compra, o que torna extremamente importante definir processos de acompanhamento e relacionamento com estes clientes.

Como estruturar um pós-vendas eficiente em sua empresa

Existem inúmeras ferramentas que contribuem para a construção de um pós-vendas eficiente. A seguir, você conferirá algumas dicas para estruturar este processo em sua empresa, mas vale ressaltar que as melhores ações devem estar relacionadas ao seu mercado, público, capacidade de execução e orçamento.

Garanta que a promessa da venda será cumprida

O primeiro passo para estreitar a relação com o cliente, garantir a sua satisfação e ganhar a sua confiança é assegurar que o que foi prometido nas negociações será cumprido. Isto se trata de acompanhar a ordem de pedido, o processo de entrega, cumprimento dos prazos e, preferencialmente, manter o cliente atualizado sobre a logística.

Contate o cliente após o recebimento para averiguar sua satisfação

Pode ser um contato telefônico, uma mensagem do seu endereço eletrônico ou até mesmo o envio de um e-mail marketing com uma breve pesquisa de satisfação. Não importa o canal! O que fará diferença é demonstrar ao cliente a sua preocupação em relação ao atendimento prestado.

Compreenda o perfil de seus clientes para gerar novas oportunidades

Quando você toma conhecimento sobre o perfil de consumo de seus clientes, é possível encontrar abordagens de promoção e negociação mais certeiras. Com isso, você também compreende suas demandas e necessidades, o que abre um leque de possibilidades para novas negociações. Por isso, mantenha o cadastro de seus consumidores sempre atualizados, preferencialmente em uma ferramenta que seja possível registrar ordem de pedidos, histórico de vendas e características de compra para ganhar conhecimento e, assim, diferencial competitivo em sua abordagem.

Desenvolva uma estratégia de relacionamento contínuo

É importante que o seu consumidor não se esqueça de você ou de sua empresa. Por isso, desenvolva uma estratégia de relacionamento contínuo com eles. Segmente sua base de clientes e aproveite os benefícios que o e-mail marketing proporciona para automatizar esta estratégia de forma personalizável, não apenas para os grupos com perfis similares, mas também para cada cliente de forma individual. Invista em uma estratégia de conteúdo que agregue valor ao freguês nas mensagens enviadas e, com base em previsões de compra, analisadas diante ao histórico deste consumidor, mantenha um contato ativo!

E você, já investe em pós-vendas em sua empresa? Conheça o Mercos, um sistema de pedidos e catálogo digital, que propicia o acesso aos dados de cadastro de seus clientes, bem como histórico de pedidos, visitas, produtos mais comprados e anotações para facilitar a gestão da venda e o relacionamento com os consumidores!