Capa do post.

Representante comercial: você tem olhado para o futuro?

O representante comercial “tirador de pedidos” está com os dias contados! O mercado mais exigente, as novas tecnologias e modelos comerciais fazem com que a emissão dos pedidos seja apenas uma atividade a mais do vendedor externo.

Mas isso significa que a profissão de representante comercial irá acabar? Não!!! Significa que ele deve se profissionalizar, ter uma atuação mais estratégica, aprender mais sobre o mercado e os produtos e, realmente, fazer a diferença na hora da venda para os seus clientes.

Confira algumas dicas para ser um representante comercial do futuro!

1. Use a tecnologia como um aliado

Já existem soluções em vendas que colaboram com a eficiência e produtividade do representante. O próprio Mercos é um exemplo disso. A utilização de um bom sistema de força de vendas e catálogos online, como o Mercos, colabora para organização dos clientes e pedidos, auxilia a obter bons resultados com ferramentas como controle de rentabilidade, facilita o contato com o cliente e a exposição dos produtos, otimiza o tempo do representante, entre outros benefícios!

Além disso, outros aplicativos que usamos no dia a dia, como o whatsapp e o skype também podem ser usados para facilitar a comunicação com o cliente.

2. Ajude o seu cliente a vender

Como representante, você deve acompanhar as tendências de mercado, saber o que está tendo mais saída, como o consumidor está agindo e o que ele busca. Procure se informar, analisar diferentes dados e passar a informação ao seu cliente.

Você pode ainda sugerir formas para o seu cliente divulgar o produto na vitrine ou na própria loja, explicar bons argumentos para utilizar na hora da venda e até mesmo instigar o seu cliente a fazer uma nova abordagem que ainda não foi usada. Esteja comprometido com o resultado do seu cliente e, automaticamente, os seus resultados também irão melhorar.

3. Conheça o seu produto e também o mercado

Você deve ser a pessoa que mais conhece do seu produto e do setor em que atua. E esse conhecimento deve ser repassado ao seu cliente. Promova treinamentos com os vendedores do seu cliente, mostre os benefícios que o produto pode trazer ao consumidor final, apresente cases de outras pessoas que estão utilizando os produtos e mostre também como o mercado está se comportando neste segmento.

Neste processo de acompanhamento e consultoria ao seu cliente, você demonstra os benefícios do seu produto, os ajuda a vender mais, oferece estratégias para desenvolver a sua loja ou empresa e acaba por reforçar que o verdadeiro diferencial é a sua própria atuação! Isso gera fidelidade e comprometimento do seu cliente, que verá o quanto um bom acompanhamento impacta nos seus resultados.

4. Seja estratégico

O representante comercial deve ser um braço da indústria na região e a sua atuação deve estar vinculada aos interesses de ambos. Ou seja, não pense apenas em vender mais e conseguir a sua comissão. Aja de forma estratégica e atue também sobre as preocupações da indústria.

Algumas questões latentes para a indústria, por exemplo, são: aumentar a positivação de clientes e o seu ticket médio, tornar a marca conhecida na região em que você trabalha, atingir novos clientes e pensar em formas de chegar aos clientes mais distantes.

A ideia é agregar valor à marca e ajudá-la a crescer, tendo uma atuação diferenciada com todos os participantes do processo de vendas.

Se você quer saber mais sobre o assunto e quer receber novas dicas práticas sobre o que pode fazer para se adaptar ao futuro e gerar valor ao seu cliente, não deixe de participar do Mercos Experience! Vários temas estratégicos de vendas para representantes comerciais, indústrias e distribuidoras! Inscrições e mais informações: https://mercos.com/experience/