Capa do post.

Que roupa devo usar para visitar clientes?

Se você perguntar por aí, o seguinte conselho será praticamente unanimidade: um representante comercial deve ter boa aparência, ainda mais na hora de visitar clientes. Mas, afinal de contas, o que seria “boa aparência”?

Isso não significa necessariamente ter que usar terno ou roupa social. Vestir-se bem é relativo ao seu ramo de atuação. Por exemplo, um representante de suplementos pode parecer exagerado se estiver usando camisa e calça social para visitar uma academia.

Confira algumas dicas para ajudá-lo a escolher o melhor visual para uma visita:

Equilíbrio é essencial

Se você é novo no ramo, observe como seus colegas de trabalho se vestem. E, antes de visitar um novo cliente, pesquise sobre a empresa. Eles seguem uma tendência mais formal? Ou aparentam ser uma empresa mais cool e descontraída?

Saber vestir-se adequadamente para cada situação é o grande segredo.

Fuja das cores berrantes

A sua roupa nunca deve chamar mais atenção que o seu produto. Por isso é bom evitar cores muito fortes, como amarelo, laranja, rosa ou verde fluorescente. O mesmo vale para o tipo de estampa ou babado da sua roupa.

Seja profissional

Lembre-se que esta é uma situação profissional: mesmo que o ambiente seja informal, não significa que você deva se vestir como se estivesse indo para um churrasco com os amigos. Roupas muito curtas e decotes devem ser usados com moderação. E vale ressaltar que usar Havaianas está fora de cogitação, né? No mínimo, vá de tênis.

Barba, cabelo e bigode

Dá sim para passar uma imagem profissional mesmo com barba, mas sempre leve em consideração o setor em que você atua para ver o que combina melhor. E cabelos limpos e penteados é básico em todos os casos.

E para as mulheres?

Salto não é obrigatório, mas isso depende muito do seu ramo de atuação. O importante é se vestir de um jeito que você se sinta segura e confortável. Algumas mulheres se sentem mais poderosas de salto; outras, nem tanto. Veja o que mais combina com você ;)

O mesmo vale para a maquiagem: ir produzida como se fosse para uma festa é essencial se você trabalha com cosméticos, mas pode parecer exagerado em outros segmentos. Lembre-se da regrinha do equilíbrio que não tem erro!

O mais importante, tanto para homens, quanto para mulheres é estar apresentável perante o cliente. E não se esqueça que um sorriso no rosto faz toda a diferença no seu visual ;)

Aproveite e conheça algumas dicas para aumentar sua autoconfiança e vender mais.

E você? Como costuma se vestir para visitar os clientes? Conte pra gente nos comentários!