Capa do post.

Quanto ganha um representante comercial?

ganhos do representante comercial

A resposta para essa pergunta é: depende. Existem diversos fatores que podem influenciar no quanto ganha um representante de vendas em um mês. Desde a motivação até a qualidade do produto e a indústria para a qual está trabalhando influenciam no faturamento final. Ou seja, são muitas as variáveis que entram nessa conta. Mesmo assim, é possível ter uma estimativa de ganhos conforme o estilo de representação.

As diferenças entre representantes comerciais

Vários são os fatores que influenciam nos ganhos de representantes comerciais. Listamos as quatro principais:

  1. A região de atuação, por exemplo, é um fator importante a considerar. Áreas mais centrais tendem a atrair mais contatos comerciais, assim como um representante de cartuchos de impressão tem mais chances de vender se tiver sua base em uma área com muitos escritórios ao redor.
  2. A experiência é outro fator. O tempo do representante no mercado também influencia no sucesso das vendas: quanto mais tempo atuando, maior a carteira de clientes e possíveis compradores.
  3. O ramo de atuação também deve ser levado em conta. Representações comerciais que trabalham com grandes volumes de produtos ou com produtos de valor comercial maior tendem a ser mais lucrativas.
  4. Neste sentido, há que se levar ainda em conta as marcas comercializadas pelo representante. Empresas e marca reconhecidas como de qualidade pelo mercado vendem mais e podem até alavancar as vendas de outros produtos do mesmo representante.

Qual representante comercial ganha mais?

A resposta é: aquele que sabe ouvir o cliente e atende as demandas, é organizado, proativo, identifica oportunidades de negócio, aprende novas técnicas de venda e persuasão sozinho e que sabe fazer bom uso de seu network. Mais características dos representantes de sucesso estão listadas e podem ser aprendidas no ebook 15 habilidades que todo representante deveria ter.

Tipos de representação e ganhos

Representação autônoma: a média de ganhos varia de acordo com os fatores citados durante o texto. Representantes que possuem as qualidades necessárias para a profissão, investem em conhecimento e já estão há algum tempo no mercado chegam a faturar  cerca de R$ 10 mil por mês em comissões. Claro, é preciso estar ciente que o representante precisa usar parte dos ganhos para arcar com diversos custos, como por exemplo gastos com escritório e viagem.

Representantes com empresa formada: para crescer o negócio inevitavelmente é necessário ampliar a equipe e trabalhar com ajudantes administrativos e vendedores prepostos. Representantes com times de sucesso estabelecidos chegam a faturar bem mais, por terem capacidade de lidar com uma maior área de atuação e maior volume de negociações.

Independente de valores, o mais importante é gostar da profissão e fazê-la com dedicação. No final das contas, quando o representante comercial atua em uma área que o agrade de verdade, acaba se destacando dos demais e atingindo ótimos ganhos.

Você pensa em ser representante comercial? Ou trabalha no ramo e gostaria de outras dicas para ganhar ainda mais? Conte para a gente nos comentários!