Capa do post.

Planejamento de vendas: sabe quanto e pra quem vai vender?

Os benefícios do planejamento de vendas e de revisá-lo com frequência

Para que o time de vendas tenha foco, é necessário desenvolver um bom planejamento de vendas. O planejamento é importante porque fornece à empresa a previsão de receitas e quantidade de produtos necessários para atender a demanda do período.

O gestor comercial precisar ter prudência para definir o planejamento de vendas porque é preciso escolher uma meta elevada o suficiente para estimular os vendedores, mas que não seja tão alta a ponto de parecer impossível atingir. O segredo aqui é o equilíbrio e uma boa compreensão dos indicadores de vendas dos anos anteriores.

No 16º episódio do Mercoscast, tivemos a participação especial do Cassiano Bernstorff, Gerente de Vendas Regional na Whirlpool, e ele nos conta sua experiência com planejamento de vendas e os indicadores que costuma monitorar. Neste episódio, você vai entender:

Aspectos fundamentais para criar um bom planejamento de vendas;

  • Como lidar com as influências do mercado no planejamento de vendas;
  • Como manter o planejamento de vendas vivo no dia a dia do time de vendas;
  • Principais indicadores para monitorar o desempenho do planejamento de vendas;
  • E o que fazer se o planejamento não estiver sendo cumprido.

Cassiano acredita que antes de partir para o planejamento de vendas em si, o gestor comercial precisa ter clareza sobre o objetivo que deseja alcançar na operação comercial: aumentar receita, crescer rentabilidade ou abrir uma nova região de mercado? Depois ter o objetivo definido, fica mais fácil partir para a etapa de planejamento de vendas.

Para assistir ao 16º episódio do Mercoscast em vídeo, clique aqui. Se desejar ouvir este episódio, basta acessar Soundcloud, Spotify ou Itunes.

A bancada Mercoscast:

Matheus Fagundes é Diretor Executivo de Marketing e Vendas na Audaces. É especialista em gestão comercial e internacionalização, Membro do Conselho ABIT. Também é consultor e palestrante.

Marcelo Caetano é conselheiro empresarial e mentor de empresários e gestores comerciais tendo se envolvido com mais de 100 projetos de consultoria em vendas. Ele é sócio do Grupo Venda Mais e autor dos livros Chega de Desconto e Vendedor Fiel, Cliente Fiel. Linkedin:

Renersson Agostini é Coordenador Comercial, na Mercos, onde é responsável por gerenciar a equipe de especialistas que atuam na construção de projetos de tecnologia de vendas em grandes indústrias e distribuidoras brasileiras.