Capa do post.

Aposte na transformação em vendas: O que fazer e como se manter atualizado?

Entender a importância de estar ao lado do cliente, compreender sua perspectiva e se colocar como apoiador do seu processo de decisão é a tendência da evolução em vendas

No segundo episódio do Mercos Entrevista, Carol Manciola, CEO e Co-fundadora da Posiciona Educação e Desenvolvimento, nos explica o que é a evolução em vendas. Se, num passado não muito distante, gerar relacionamento era algo fundamental para as vendas acontecerem e, depois, desenvolver a venda consultiva, hoje percebemos que o vendedor precisa ir além. Quer dizer, é necessário que este profissional desenvolva sua relevância e se torne, aos olhos do cliente, um consultor para ele comprar melhor. Para assistir esta entrevista, clique aqui. Se você perdeu o primeiro episódio, clique aqui.

“O vendedor que está acima da média, não é só aquele que se preocupa com a satisfação do cliente, mas é aquele que se preocupa com o sucesso do cliente, que se coloca como parceiro de negócio ”. Carol Manciola

Nossa entrevistada acredita que a profissão de vendas está passando por um processo de mudanças, onde se faz necessário acompanhar as transformações exponenciais que estão ocorrendo na comunicação e nas relações comerciais, ao mesmo tempo que exige amadurecimento de suas práticas profissionais.

Para que o profissional de vendas se mantenha atualizado e seja capaz de acompanhar esta evolução, Carol acredita que na busca de conhecimento em variados temas e fontes. Nossa convidada defende que o vendedor precisa entender do seu produto e seus benefícios, conhecer a concorrência e suas soluções, preços praticados e se mostrar relevante para o cliente.

Essa relevância é percebida pelo cliente quando ele nota que o vendedor se preocupa em compreender qual vai ser o sucesso daquele produto oferecido a ele. O que, de fato, este produto vai impactar na vida ou nos negócios do seu cliente?

Ou seja, a evolução em vendas para este profissional tem a ver com estar interessado, fazer perguntas para entender qual é a motivação do cliente ao comprar determinado produto e se preocupar em como vai ser seu processo de utilização após a venda. Se ele tiver essas informações, conseguirá efetuar uma venda empreendedora.

“O vendedor empreendedor é aquele que consegue, efetivamente, entender quais são os desafios que aquele cliente tem e consegue posicionar o seu produto como parte da sua experiência”. Carol Manciola

Carol afirma que o vendedor empreendedor é aquele profissional que consegue enxergar oportunidades de ganhos para o seu cliente, não estando apenas preocupado em vender o seu produto, mas empenhado em resolver a necessidade do seu cliente. Quer dizer, é aquele profissional que consegue compreender o impacto da sua solução no negócio do cliente.