Capa do post.

Os desafios da gestão de tempo

Rico é quem tem tempo. Na correria do mundo de hoje, esta frase passa a ser mais verdadeira a cada dia. Entre trabalho, faculdade, academia, cursos, namorado/a, família, amigos, quem tem tempo para si mesmo?

Em um mundo cada vez mais conectado, em que diversão é sinônimo de boas fotos no Instagram, a falta de tempo para conseguir fazer tudo o que você deseja gera uma angústia cada vez maior. Afinal de contas, o tempo não para. Então como fazer o seu tempo render mais para poder, de fato, aproveitar melhor a vida?

1) 24 horas é mais tempo do que parece

Todo mundo tem dias de 24 horas, mas por que parece que algumas pessoas conseguem fazer muito mais coisas que outras? Porque elas sabem gerir o seu tempo e tirar o maior proveito possível de cada hora do seu dia. Para isso, você pode começar otimizando a sua rotina.

Anote na sua agenda todas as demandas da semana, tanto profissionais, quanto pessoais. Organize suas horas para conseguir finalizar suas tarefas ao longo do dia. Por exemplo, segunda você tem cinco visitas para fazer, pedidos para enviar para a fábrica, e-mails para responder e ainda precisa passar no mercado.

Que tal planejar suas visitas pensando na rota mais rápida, levando em conta a distância de um cliente ao outro? E ir no supermercado logo em seguida, aproveitando que você está na rua? Assim você já elimina as atividades mais demoradas o quanto antes e ainda sobra tempo suficiente para lidar com as demandas do escritório pelo resto do dia.

2) Organização é o segredo do sucesso

Organizar sua agenda de compromissos é o primeiro passo, mas existem inúmeros aplicativos por aí que podem te dar uma mãozinha. O Wazemostra a rota mais rápida para chegar ao seu destino, o que salva preciosos minutos que você perderia parado no trânsito. O Evernote, por exemplo, permite que você organize suas ideias e atividades, para não deixar nada para trás.

Já o Mercos ajuda a otimizar o seu processo de vendas, fazendo com que os pedidos sejam emitidos diretamente do seu tablet ou smartphone, ainda durante a visita ao cliente. E, de quebra, são enviados automaticamente para a fábrica por e-mail, assim que você tiver conexão com a internet.

São pequenas mudanças para você ganhar alguns minutinhos a mais que fazem toda a diferença no fim do dia.

3) Desconecte-se!

As redes sociais fazem parte da nossa vida, mas já parou para pensar em quanto tempo você perde olhando fotos de pessoas que você mal conhece no Facebook? Não estamos dizendo para você adotar uma vida totalmente offline, mas sim para reduzir o seu acesso diário às redes sociais, usando este tempo em atividades mais produtivas.

Estabeleça horários para checar o e-mail do trabalho, como logo pela manhã, depois do almoço etc. E outros para e-mails pessoais e redes sociais. Assim, você se distrai menos, rende mais e, no fim do dia, sobram algumas horas para cuidar de você.

4) Cuide-se!

Isso é essencial. Fazer exercícios físicos, nem que seja apenas meia horinha duas vezes por semana, ter uma alimentação mais saudável e dormir direito fazem toda a diferença. Assim, você acorda mais disposto, fica mais produtivo no trabalho e, no fim do dia, ainda têm ânimo para fazer mais!

Viu como é simples? Não é preciso mudar muita coisa, só aprender a se organizar melhor que, você vai ver, o seu dia renderá muito mais.