Capa do post.

Organização: o segredo para o sucesso em vendas

Quando Antônio Alexandre começou a trabalhar como gerente comercial na SUPERdigi, fabricante de antenas digitais e conversores de televisão para full HD de São Paulo, percebeu que seria necessário melhorar o sistema de vendas da empresa. “Precisávamos de um serviço mais ágil, que permitisse um controle maior do trabalho dos nossos vendedores e da nossa situação financeira. Precisávamos de um sistema mais eficiente para vendermos nossos produtos”, comenta.

Foi aí que Antônio conheceu a Mercos e, entre outubro e dezembro de 2014, finalizou a implantação do software de vendas na SUPERdigi. Hoje, conta com 26 usuários ativos cadastrados no sistema. “Eu precisava de um aplicativo fácil de usar, pois minha equipe não é especialista em tecnologia, mas, ao mesmo tempo, precisava que o app funcionasse em diversas plataformas, para que pudéssemos emitir pedidos e fazer orçamentos de qualquer lugar”, explica o gerente comercial.

“A Mercos funciona bem pois é um sistema organizado, que permite que o gerente tenha acesso instantâneo às informações mais relevantes para o seu negócio”, completa. Antônio teve seu primeiro emprego na área comercial e, desde então, não parou mais. Há 15 anos no mercado, ele explica que gosta da área comercial por causa dos constantes desafios da profissão.

Os desafios da área comercial

Mas esta não é uma profissão para qualquer um. “É preciso não apenas bater metas diárias, mas de hora em hora. É necessário buscar constantemente oferecer o melhor atendimento ao cliente, além de ter de lidar com as crises no setor e o aumento constante da concorrência”, destaca Antônio.

Ele sabe do que está falando, pois também já esteve do outro lado do balcão: foi representante comercial durante oito anos, até ser contratado por uma grande distribuidora de tecnologia para atuar como gerente comercial. “O representante faz a ligação entre o fabricante/distribuidor e o cliente, mas nem todo representante é, de fato, um representante da marca que vende. Um bom representante está sempre estudando e buscando se informar sobre o mercado em que atua. Ele presta serviços, não apenas vende um produto”, explica.

“É por isso que o sistema da Mercos foi o ideal para a minha empresa, pois também permite que o vendedor tenha controle das suas metas, percebendo onde é preciso melhorar. Isso facilita o trabalho deles e o meu também”, finaliza.