Capa do post.

O catálogo digital é melhor que o impresso?

Com o avanço da tecnologia, está cada vez mais comum o uso de tablets e smartphones para auxiliar o trabalho do representante comercial. Hoje já é possível emitir o pedido de vendas utilizando um aplicativo, o que acaba agilizando (e simplificando) o processo de vendas.

Só que muita gente ainda têm dúvidas quanto aos benefícios de utilizar um catálogo digital ao invés da tradicional versão impressa. Será que o cliente prefere folhear o catálogo com calma ou será que ver fotos em diferentes ângulos e alta resolução em um tablet é o que eles realmente querem?

Conheça agora as vantagens e desvantagens de cada método e descubra qual pode ajudar você a vender mais:

Tabela post 10.03

Catálogo impresso

É inegável que o papel tem seu charme, já que permite fazer um trabalho customizado e, em muitos casos, exclusivo para a sua empresa. Além de não causar nenhum tipo de estranhamento no cliente, já que é prática comum há gerações.

Por outro lado, quando há alguma alteração nos produtos vendidos ou até mesmo no preço, o catálogo torna-se inutilizável e é preciso refazer todo o processo, desde a sua criação até a impressão e distribuição do material para os revendedores. Imagine o gasto que isso vai gerar, fora o impacto negativo causado ao meio ambiente.

Catálogo digital

É prático, já que todo o material pode ser armazenado em um tablet ou smartphone, além de ter a possibilidade de atualização constante e sem causar danos ao meio ambiente com a impressão de papel. Outra vantagem é que o catálogo digital permite a localização rápida de determinados itens no seu sistema e ainda tem a função de emissão automática de pedidos de venda.

Entre os pontos negativos está o fato de que, justamente por seguir um layout padrão, o catálogo digital não é muito customizável. Em alguns casos, certas pessoas, principalmente as que não estão muito habituadas com as novas tecnologias, podem encontrar alguma dificuldade no seu uso. Entretanto, após alguns dias de prática e um treinamento básico, esse problema é facilmente corrigido.

Afinal, qual vale mais a pena?

O catálogo digital, definitivamente, é mais prático que o impresso, além de contar pontos com o cliente que, muitas vezes, associa o uso de gadgets a uma imagem positiva do representante, visto como alguém ligado às novas tendências do mercado em que atua.

Ainda assim, certos negócios, principalmente aqueles associados ao mercado de luxo, ganham competitividade com o uso conjunto de ambos os catálogos. O digital, para facilitar a visualização e emissão de pedidos, e o impresso, para mostrar com mais detalhes itens que possuem alto valor agregado.

Quer descobrir, na prática, como um sistema digital pode ajudar a sua empresa a crescer ainda mais? Conheça o catálogo digital da Meus Pedidos, é só acessar a página e preencher o formulário para saber mais.

Dúvidas? Compartilhe sua experiência com a gente, é só comentar! =)