Capa do post.

Manter clientes é tão importante quanto atrair novos clientes?

Os esforços para manter o cliente são menores que o custo de atração. Mesmo sabendo disso, algumas empresas pecam na fidelização de sua base

No terceiro episódio do Mercoscast, nossa bancada conversa sobre a importância da retenção de clientes para a saúde do negócio. E explica porque este esforço é tão importante quanto a abertura de novos clientes.

Nossa bancada é formada por Matheus Fagundes, Diretor Executivo de Marketing e Vendas na Audaces, Cintia Fuck, Supervisora de Televendas da Electrolux, Marcelo Caetano, Sócio da Venda Mais e Renersson Agostini, Coordenador de Vendas da Mercos.

Para assistir o segundo episódio do Mercoscast, clique aqui. Para ouvir o episódio, acesse o podcast em SoundCloud, Spotify ou Itunes.

As empresas buscam crescimento e ampliar o número de clientes. No entanto, fazer este movimento perdendo clientes pelo caminho seria como encher de água um balde furado. Para obter resultados consistentes, nossa bancada acredita que é fundamental que as empresas e seus gestores comerciais dediquem atenção e investimento à base de clientes existente com esforço voltado à sua fidelização trabalhando para conquistar clientes satisfeitos.

Para consolidar uma estratégia de fidelização de clientes consistente, é necessário se preocupar com alguns aspectos importantes:

O primeiro deles é mensurar o nível de satisfação da sua base e estipular uma meta de acompanhamento desta satisfação. Se o nível de satisfação baixar, qual vai ser o plano de ação para contornar esta queda?

O outro aspecto é distribuir mais equilibradamente a verba de marketing destinada à atração de clientes e à retenção dos mesmos. Outro aspecto apresentado pela bancada é que a empresa não deve terceirizar a fidelização de sua base, pois esta é uma responsabilidade fundamental do seu negócio e deve permanecer dentro da empresa.

De posse dessas informações e implementando as ações sugeridas por nossa bancada, as empresas saberão como fidelizar clientes e prestar um ótimo atendimento.

A bancada Mercoscast:

Cintia Fuck dedicou grande parte da sua carreira à área comercial. Além de experiência em liderança e gestão de pessoas, também desenvolveu forte habilidade de negociação, amplo conhecimento e vivência na implementação de CRM. Cintia é responsável pela supervisão do Canal de Televendas na Electrolux. Linkedin: cintiafuck

Matheus Fagundes é Diretor Executivo de Marketing e Vendas na Audaces, membro do Conselho ABIT e mentor Senai Cetiqt e Startups. Matheus foi CEO da 2 Rios Lingerie, responsável pela internacionalização da empresa para mais de 20 países. Linkedin: matheusdiogofagundes

Marcelo Caetano é conselheiro empresarial e mentor de empresários e gestores comerciais tendo se envolvido com mais de 100 projetos de consultoria em vendas. Ele é sócio do Grupo Venda Mais e autor dos livros “Chega de Desconto” e “Vendedor Fiel, Cliente Fiel”. Linkedin: marcelocaetanovendamais

Renersson Agostini é Coordenador Comercial na Mercos, onde é responsável por gerenciar a equipe de especialistas que atuam na construção de projetos de tecnologia de vendas em grandes indústrias e distribuidoras brasileiras. Linkedin: renersson