Capa do post.

Manual do representante comercial

Ser representante comercial é ser empreendedor, querer buscar sempre o melhor e servir bem àqueles que mantém a sua atividade diariamente: seus clientes. Com pequenas ações é possível manter uma carteira de clientes fiel e assim ter uma remuneração estável e equilibrada, sem a preocupação com o que acontecerá no dia seguinte. E é justamente sobre estas ações que vamos falar hoje. Como manter-se estável, vendendo mais e melhor?

Conheça seu produto

Conhecer o segmento de mercado não é suficiente para que você venda com qualidade. É preciso conhecer o produto, sua composição, seus diferenciais, suas características técnicas e, principalmente, seus benefícios. O que um creme hidratante proporciona? Suavidade, maciez, pele mais saudável e cada vez mais beleza para que o utiliza. Diferenciar o que são as características do produto dos benefícios que ele traz é fundamental para que você tenha um bom argumento de venda.

Mantenha o foco no cliente

Suas vendas não podem ser pautadas apenas no valor monetário que geram. Você deve pensar em gerar valor para o seu cliente, ofertando produtos de qualidade, que vão trazer algo de bom para ele. Preocupando-se com o cliente você escolhe representar produtos de melhor qualidade, aumentando o interesse das pessoas pelo seu trabalho.

Faça demonstrações

Nada melhor do que provar um produto antes de poder comprá-lo, portanto, se for possível, promova demonstrações dos produtos que você vende, visando atrair a atenção das pessoas e assim conquistar mais e melhores clientes. Aos seus clientes mais antigos, dê algum bônus como forma de demonstrar gratidão, como um brinde, por exemplo.

Construa uma base de clientes

À medida que for obtendo mais clientes, solicite alguns dados básicos para manter o contato e poder oferecer soluções personalizadas. O nome, o telefone e o e-mail já bastam para que você comece a sua base de dados e possa então iniciar estratégias de e-mail marketing para ampliar suas vendas.

Divulgue

Fazer-se conhecido é a chave para que você aumente sua carteira de clientes e consiga vender mais e melhor. Utilize as ferramentas disponíveis na internet, como a criação de um site próprio, um blog, perfis em redes sociais, e utilize sua rede de contatos para divulgar o seu negócio.

Venda com qualidade

Mais do que vender um grande número de produtos, é preciso vender com qualidade, atendendo bem o seu cliente, demonstrando o uso correto dos produtos, fazendo cobranças certas e mantendo um bom relacionamento. Vendas que provocam reclamações e devoluções não são eficazes e minam o seu esforço em construir uma boa reputação no mercado.

Invista em um sistema de controle de vendas

A organização é um dos fatores fundamentais para o sucesso do representante comercial, e contar com a ajuda de um sistema que gerencie suas vendas do pedido inicial ao faturamento mensal pode trazer benefícios extraordinários para o seu empreendimento. O Mercos funciona em computadores, smartphones e tablets, proporcionando a flexibilidade ideal para um representante comercial cuidar dos seus negócios, e ainda oferece um período de teste de 7 dias, portanto, aproveite e familiarize-se com esta solução!