Capa do post.

Mais de 40 mil itens vendidos em menos de 8 meses de empresa

Jair Cavalcanti começou como representante comercial da JC Multhimarcas em janeiro de 2014 e em menos de 8 meses já estava com 55 clientes ativos, tendo vendido mais de 40 mil itens em 15 bairros de João Pessoa e 7 cidades adjacentes. Perguntado sobre o que fez para atingir esses números, Jair destaca que força de vontade, motivação e fazer o que ama foram fundamentais, mas que a parceria com um bom software também foi essencial.

A importância do Representante Comercial

Tudo que consumimos vem da indústria, porém a indústria precisa de uma ponte, firme e forte, e essa ponte é o Representante Comercial. Mas como comenta Jair, ser representante não é apenas tirar pedidos, mas sobretudo, fazer clientes e multiplicar amizades. “Nunca chego falando em vender, sempre busco abordar falando sobre um assunto interessante da atualidade, ou seja, crio um clima favorável para só depois fechar a venda.”

A importância de um software como ferramenta de trabalho

Jair fala que sempre gostou de novidades que agregam. No início, a ferramenta de vendas que utilizava era um catálogo que ele mesmo fez com imagens dos produtos retirados da internet, editado no Corel Draw, impresso em papel e encadernado. Junto com o catálogo, levava um notebook com uma planilha formulada no Excel. Depois resolveu facilitar um pouco seu trabalho e digitalizou todo o seu catálogo para apresentar para seus clientes em slides no notebook. Mas ainda não era o ideal: “Ficar em frente à prateleira com um notebook cansava muito. Era exaustivo, incômodo, nada eficiente e atrativo”.

Sentindo essa dificuldade e buscando uma alternativa para agilizar seu trabalho, Jair correu atrás de um software profissional e conheceu o Mercos. “Não uso mais papel e caneta, só uso o Tablet para tirar pedidos e mostrar o catálogo dos produtos. É só elogios dos meus clientes, pois já vejo o preço do produto, quantidade, soma total e quantidade dos itens.”, comenta.

sistema de pedidos no tablet

Outros recursos que considera fundamentais são os relatórios que o Mercos fornece. “O Mercos é uma bússola, hoje tenho organização e direção e uso todos os recursos que o sistema me oferece. Sei qual cliente que mais compra, quais são os meus produtos mais vendidos, qual cliente está há mais dias sem comprar, o meu faturamento, comissão e as metas diárias.”

As principais recomendações para o representante que deseja se organizar

Para Jair, o mais importante é dar o primeiro passo e andar de braços dados com as novas tecnologias. Para ele, é essencial que o sistema funcione na nuvem(na internet), com um aplicativo (no tablet) , pois só assim o representante consegue ter a facilidade, comodidade, economizar tempo e alcançar os resultados esperados. E ainda complementa: “como bônus, você ainda será ecologicamente correto, pois não precisará mais de papel e caneta.”