Capa do post.

Ferramentas para auxiliar o relacionamento do representante com o cliente

Muitos representantes comerciais de sucesso dizem que não existe venda se não houver um bom relacionamento com os clientes que compram os seus produtos. Além disso, empresas concorrentes prezam por uma boa conversa e estratégias de aproximação com gerentes e líderes de organizações que precisam dos produtos que você oferece. Por isso, é importante estar atento a tudo que possa fazer para ganhar espaço no mercado e a preferência da clientela.

aperto de mao

1. Proximidade

Não basta apenas investir em um relacionamento momentâneo, a estratégia de muitos representantes tem sido manter um contato duradouro para que o produto ou serviço se torne conhecido e lembrado pelos clientes. Uma maneira simples, mas que traz um bom resultado, é recorrer ao envio de e-mails pessoais e o envio de cartões de aniversário, para que o cliente se sinta lembrado e querido, estreitando o relacionamento.

2. Tecnologia

Também é válido investir nos meios tecnológicos e ferramentas online, como as mídias sociais e e-mail marketing. Essas são ferramentas que trazem ótimo custo-benefício, afinal, a visibilidade é grande, o valor para a utilização do serviço é mínimo e as vendas externas certamente são influenciadas.

3. Encontro com o cliente

É fundamental ter estratégias na hora de uma visita com o cliente. Neste momento, trate-o de maneira que ele se sinta único e importante. Não o trate como a maioria. Isso passará mais confiança à pessoa e as chances de uma possível compra se tornam maiores. Um representante comercial que vai até a mesa do gestor da empresa faz a diferença. O contato direto com o representante, por parte do cliente, permite ‘sentir’ o produto e agregar confiança.

4. E-mail Marketing

Especialistas aconselham que, ao usar o e-mail marketing, o ideal é não enviar mensagens em excesso para não cansar o consumidor. Quando isso acontece, ao ver a mensagem na caixa de entrada, o consumidor logo a dispensa, o que não deve acontecer. Não existe um intervalo de tempo “mágico” entre os envios que vale para todos os negócio, mas normalmente o ideal é comunicar-se com ele mandando e-mails quinzenais ou mensais, para informar novidades, preços especiais e conteúdo relevante. Mais importante que o intervalo de envios, é a qualidade da mensagem, a newsletter só faz sentido se o seu conteúdo realmente ajudar e agradar seu cliente.

5. Ferramenta de gestão de pedidos e clientes

Um dos grandes ganhos em se utilizar uma ferramenta de gestão de pedidos e clientes é o tempo, porque a emissão de pedidos se torna bem mais rápida e se ganha muita eficiência no atendimento ao clientes e na organização das tarefas do representante. Naturalmente o ganho de tempo acaba ajudando o relacionamento com os clientes, pois permite que se dedique este tempo em todas atividades  que descrevi nos tópicos anteriores.

Mas não pense que o ganho está apenas no tempo! Uma boa ferramenta para representante comercial também ajuda diretamente no relacionamento com os clientes, pois permite que o representante tenha um acompanhamento  de cada cliente de maneira muito fácil. Por exemplo, com um sistema poderá consultar os últimos pedidos e os produtos mais comprados por cada cliente, registrar todas as visitas e telefonemas que realizou, saber quais clientes estão a um tempo grande sem comprar, enfim, diversas atividades e informações fundamentais para se construir um ótimo relacionamento.

Uma comunicação eficaz faz toda a diferença e, apesar de a concorrência estar acirrada, o maior segredo é ser próximo ao cliente. Seja a diferença no mercado, atraia a atenção de quem precisa de você e ganhe espaço no seu setor de representação.

Você tem outras dicas para melhorar o relacionamento entre clientes e representantes comerciais? Compartilhe com a gente nos comentários.