Capa do post.

E-commerce B2B: o que é? Como ter sucesso com a plataforma?

E-commerce B2B funciona para aumentar as vendas da empresa?

Já imaginou mais de 40% das vendas de uma empresa para a outra serem feitas de forma online? Uma das principais ferramentas para que isso seja possível é o e-commerce B2B. Mas, se você ainda não sabe o que é ou como funciona, não se preocupe. Vamos explicar em detalhes, a seguir:

O que é E-commerce B2B?

A palavra veio do inglês, sendo que e-commerce corresponde ao comércio eletrônico e B2B é a abreviação de Business to Business, ou seja, “de empresa para empresa”.

Então, quando falamos de uma transação comercial entre empresas por meio de uma loja virtual, chamamos de e-commerce B2B. Ou seja, através desta plataforma as indústrias, distribuidoras e os representantes comerciais podem vender e se relacionar com toda a sua carteira de clientes de forma virtual.

Milhares de equipes comerciais já estão utilizando este canal de vendas online, desde empresas como Unilever, Ambev, Grupo Martins, Mercedes-Benz, Bic, até distribuidoras e representações comerciais de menor porte. Essas empresas atuam em diferentes segmentos como autopeças, utilidades domésticas, cosméticos, alimentos, eletrônicos, brinquedos, pet shop, entre outros.

Temos visto isso na prática. Aqui, na Mercos, alguns clientes já registram mais de 40% do seu faturamento vindo pelo e-commerce B2B, enquanto outros mantêm uma média de 20%.

Como funciona o E-commerce B2B?

A plataforma online fica disponível 24 horas por dia e o cliente pode fazer o pedido a qualquer momento, mesmo quando estiver em casa, depois do expediente.

Como este modelo é voltado para empresas, o acesso ao e-commerce B2B é controlado, o que permite definir as políticas comerciais de acordo com o perfil do cliente. O comprador pode acessar a plataforma online, seus produtos e preços e fazer um orçamento, através do login e senha que o vendedor compartilhar com ele.

Com isso, o comprador verá a tabela de preços específica para ele e o pedido será enviado ao vendedor responsável. Dessa forma, o vendedor tem a chance de fazer uma ligação para negociar questões relativas ao pagamento, oferecer mais produtos ou ainda fazer alterações no pedido.

Por que você deveria ter um E-commerce B2B?

O e-commerce B2B traz inúmeras vantagens aos negócios: Destacamos algumas delas:

  • Oferece um melhor serviço, autonomia e experiência para o seu cliente, que não precisa consultar tabelas, verificar fotos em diferentes catálogos ou esperar o dia que o vendedor fará a visita;
  • Permite que seus clientes acessem seu catálogo e façam pedidos a qualquer hora e de qualquer lugar;
  • Atende clientes de lugares distantes com facilidade e reduz os gastos para atender o cliente;
  • Permite reativar os clientes da sua carteira, se tornando uma ferramenta estratégica;
  • Aumenta o seu ticket médio de venda, já que os clientes terão acesso a todo o seu portfólio de produtos, que muitas vezes não é mostrado em sua totalidade por falta de tempo em uma visita.

Como colocar em prática?

Agora que você já entendeu o que é e quais são as principais vantagens de utilizar um e-commerce B2B, o primeiro passo é escolher sua plataforma e fazer o cadastro dos produtos e seus preços, descrições e fotos.

No software Mercos, o sistema de Força de Vendas é integrado com o e-commerce B2B. Dessa forma, a criação do e-commerce B2B é muito simples, já que todas as informações referentes aos clientes, produtos e tabelas de preços estão armazenadas no mesmo local. Assim, o e-commerce B2B é criado rapidamente e fornece uma visão dos relatórios estratégicos, agrupando as diferentes formas de vendas realizadas.

Uma dica especial: Em compras online, quanto mais detalhes sobre os produtos você disponibilizar ao comprador, melhor. Por isso, ao adquirir este novo canal de vendas vale à pena dedicar um tempo para as descrições de produtos, para que fiquem completas e envolvam o comprador. Se seu produto também possui características técnicas, é importante que elas estejam presentes na descrição.

Além disso, você deve se preocupar em disponibilizar fotos de produtos com ótima qualidade, porque este cuidado contribui para o resultado final do e-commerce B2B. Imagine que, em muitos casos, os clientes estão “comprando com os olhos” e, por isso, fotos em baixa resolução, podem desestimular o comprador.

Pense que por meio do seu e-commerce B2B, seu comprador poderá diversificar a compra de diferentes itens ampliando o mix de produtos do pedido, pois ele terá tempo e verá de forma mais simples e eficiente todo o seu catálogo de produtos.

E minha equipe de vendas?

Agora que você já tem uma ideia de como funciona o e-commerce B2B, você pode estar se perguntando se esta nova ferramenta vai ameaçar ou acabar com o vendedor? E a ideia é totalmente contrária a isso, porque o e-commerce B2B veio para contribuir com os vendedores e inovar sua maneira de vender.

Ao optar por esta ferramenta, seus vendedores serão beneficiados porque o e-commerce B2B vai atuar como um preposto virtual deles, colaborando com sua rotina de vendas e possibilitando atendimento aos compradores de regiões mais distantes. Desta forma, é possível desenvolver vendedores mais treinados e qualificados para que atuem como consultores de vendas. Aqueles vendedores que dedicam seu tempo para entender mais dos produtos, da concorrência e do mercado através de uma venda consultiva que entrega mais valor ao cliente.

A gente acredita que o contato pessoal e a interação entre vendedor e comprador continuarão a ser um diferencial nos negócios e o e-commerce B2B veio para profissionalizar o seu atendimento, oferecer uma nova experiência e facilidade para o seu cliente. Se a equipe de vendas for bem treinada e comprometida, esta plataforma será um grande diferencial para alavancar seus resultados.

Quer entender como os clientes da Mercos têm aumentado suas vendas com o e-commerce B2B? Clique aqui e agende uma conversa com nosso especialista!