Capa do post.

Dicas para escrever um e-mail que venda o seu produto

Apesar da popularização do Facebook e  Twitter, o e-mail ainda é um dos meios de comunicação mais usados atualmente e, evidentemente, está presente no dia a dia de praticamente qualquer vendedor e representante comercial como meio de comunicação com clientes ou possíveis compradores de um determinado produto. Um e-mail mal redigido pode fazer com que a pessoa que o receba simplesmente o ignore e o encaminhe para a lixeira. Por isso é importante que algumas dicas sejam seguidas para se ter sucesso nesse meio de comunicação. Elas são simples, mas farão toda a diferença. Veja o que fazer para não errar na hora de redigir um e-mail empresarial ou comercial:

como-escrever-emails

Campo assunto

Nunca deixe esse campo em branco. Ele chamará a atenção para o seu e-mail e deve ser bem objetivo. Se a intenção for marcar uma reunião, por exemplo, coloque como assunto: “Data da reunião”. Assim, a pessoa já abrirá seu e-mail sabendo do que se trata.

Cumprimente a pessoa

Use expressões como “Bom dia”, “Boa tarde Sr”, ou algo semelhante. Não seja íntimo, a não ser que você esteja mandando um e-mail informal para um amigo. Se o e-mail é profissional, jamais comece com “Oi linda”, ou qualquer coisa parecida.

Seja objetivo

As pessoas optam por se comunicarem por e-mail por ser rápido. Ninguém quer abrir um e-mail e encontrar uma mensagem longa e que demora a chegar ao assunto principal. Pense antes de escrever e foque no seu objetivo. Se você quer vender um produto, por exemplo, não comece falando da empresa. Vá direto ao produto. Se começar a se alongar muito, pode ser que a pessoa desista de ler e não chegue à parte mais importante.

Cuidado com a linguagem

E-mails corporativos pedem uma linguagem mais formal. Evite o uso de siglas, que poderão dificultar a compreensão de quem está lendo e de maneira alguma faça as abreviações que muitas vezes são usadas online, como “vc” no lugar de “você”, ou “tb” no lugar de “também”. Lembre-se que quem está lendo não é obrigado a saber o que “vc” e “tb” significam. Escreva corretamente. Nunca use caixa alta em todas as letras. Isso, em um email, é como se você estivesse berrando com a pessoa e é muito indelicado.

Assinatura

Não se esqueça de assinar o e-mail. Coloque seu nome, telefone de contato e nome da empresa. Isso facilitará uma futura comunicação.

Com esses pequenos cuidados, o e-mail se tornará uma ferramenta para agilizar a comunicação de maneira eficiente e certamente será bem recebido pelos demais. Mias que isto, pode ser uma ferramenta que fará você vender mais e fortalecer o relacionamento com os clientes.

Você tem outras dúvidas na hora de redigir e-mails profissionais? Compartilhe com a gente e vamos continuar essa conversa nos comentários!