Capa do post.

Como se manter motivado como vendedor

Um setor de vendas, seja de uma indústria, distribuidora ou de uma empresa de representação comercial, é sempre bastante competitivo. Além dos colegas de trabalho, que também precisam bater metas, a concorrência é acirrada com os vendedores e representantes de negócios concorrentes. Não suficiente, o volume de “não estou interessado, obrigado!” é grande quando comparado ao número de pedidos. Por isso, em algumas situações, é comum a alguns profissionais do ramo comercial se sentirem desmotivados e até cogitarem buscar por outras oportunidades.

Mas não se engane, em qualquer lugar e área você terá de lidar com estes desafios diários! Uma insatisfação que o desmotivou como vendedor pode não ocorrer em outro cargo, mas certamente haverá algo que também o deixará desanimado. Porém, é preciso ter em mente que motivação é algo mais pessoal do que você imagina. Por isso, você deve encontrar artifícios para encontrá-la para encarar os desafios diários.

Confira, nesse post, algumas dicas que irão ajudá-lo nesta tarefa.

Seja obstinado com seus objetivos

Quando você sabe claramente quais são os seus objetivos e propósitos de vida, segue firme para conquistá-los. Desafios e frustrações virão. Isso é comum! O que você deve fazer é sempre lembrar dos motivos pelos quais almejou tanto a vaga de vendedor nesta empresa e o que precisa para conquistar seus ideais, seja uma melhor condição financeira, uma grande viagem ou cuidar bem de sua família.

Trabalhe sua ansiedade e, se for o caso, procure por ajuda

Também é comum que você queira subir na carreira, conquistar um cargo, salário ou comissionamento melhor. Mas deixar a ansiedade dominá-lo não é o melhor caminho a seguir. Isso gerará mais frustrações e, consequentemente, desmotivação.

Em situações como esta, recorra aos amigos, peça conselho aos familiares, converse com seu chefe ou até mesmo busque ajuda com um psicólogo. É preciso que você se acalme e persista focado. Faça a sua parte e, certamente, colherá em breve os resultados!

Entenda que seus resultados dependem do seu esforço

Não se ganha sempre e ter isso claro ajuda em sua motivação. Porém, os resultados dependem de você! Tenha vontade de aprender algo novo ou esteja aberto a experimentar outras formas de abordagem e outras formas de organizar seu dia a dia. Lembre-se que você começa um período sem venda alguma, mas utiliza de suas experiências para mudar este panorama. Por isso, insista. A persistência é a melhor forma de conquistar o que se deseja.

Veja sempre o lado positivo das coisas

Tudo o que acontece tem um lado positivo: apegue-se a ele! Errou? Aprenda e não repita. Não deu certo? Tente uma forma diferente. Uma potencial venda não deu certo? Entenda o que pode ser melhorado. Quando você segue uma linha de pensamento positiva, é natural que as coisas fluam.

Esteja perto de pessoas motivadas

Acompanhar pessoas desmotivadas pode contribuir para que você se torne uma delas. Se você pretende o sucesso, aprenda com quem está satisfeito. Certamente estes vendedores se dão melhor, e você pode ser um deles. Estar cercado de pessoas motivadas te ajudará a lidar melhor com situações inoportunas e que geram frustrações.

E você, o que faz para se manter motivado como vendedor? Complete nossa lista nos comentários abaixo com as suas dicas.