Capa do post.

Como representantes comerciais podem utilizar o Facebook para se relacionar com clientes

representante comercial no facebookNa era das redes sociais, ninguém pode abrir mão de estar presente no ambiente virtual. Principalmente quem depende de estabelecer relacionamentos e de ser lembrado para conquistar objetivos e fazer negócios, como é o caso do representante comercial. Tão importante quanto vender é manter-se presente na vida de seus clientes. Nesse sentido, o Facebook é uma ferramenta excelente. Prático e fácil de usar, o Facebook é hoje o meio de comunicação mais utilizado pelas pessoas para manter contato, trocar informações e vender produtos.

Aproveitando sua rede de contatos, você pode expandir o seu negócio de representação comercial, ampliando suas vendas externas de maneira vertiginosa. O Facebook é um verdadeiro mural de oportunidades e, se você aproveitá-lo para fazer o marketing do seu negócio na rede, terá um poder de viralidade que nenhuma outra técnica de vendas pode oferecer. Tendo um produto bom, de qualidade e que seja recomendado por outras pessoas, você aumenta o seu potencial de vendas somente com compartilhamentos.

Então, vamos conferir como usar o Facebook para atingir esses objetivos, na prática?

Mantenha um fluxo constante de informações

Você já ouviu falar na velha frase que diz “quem não é visto não é lembrado”? Pois se você não se fizer presente na vida das pessoas, como elas lembrarão de você? Por isso, mantenha um fluxo constante de comunicação, fazendo atualizações diárias na sua fan page. Os horários em que as pessoas mais consultam as redes sociais são no início do dia de trabalho, na hora do almoço e por volta das 19h, quando chegam em casa. Aproveite esta dica e programe seus posts para estes horários!

Informe e entretenha o seu público

Além de manter o seu público informado, faça com que ele interaja com você e os demais seguidores, promovendo concursos, jogos, quiz… Enfim, atividades que façam com que eles permaneçam por mais tempo na sua página de forma espontânea e prazerosa.

 Faça curadoria digital

Criar conteúdos que agreguem valor para os seus clientes demanda tempo e dedicação, por isso, uma boa estratégia é fazer a curadoria digital. Ou seja, buscar conteúdo relevante em outros sites, blogs e páginas e compartilhar com a sua rede de contatos. Claro que um comentário da sua parte, uma chamada atrativa ou uma imagem aliada ao link compartilhado aumentam as possibilidades de visualização. Então, capriche nas suas fontes de informação e crie posts atrativos.

representante no facebook

Com essas medidas, além de aumentar o seu market share, você ainda tem a vantagem de estar em contato constante com seus clientes, podendo realizar pesquisas de satisfação com relação aos produtos vendidos, sondar o que seus clientes desejam comprar e agir proativamente, buscando soluções antes mesmo que seus clientes deem sinal de que vão pedir algo a você.

A grande utilidade do Facebook é poder conhecer e segmentar seu público-alvo para então desenvolver estratégias de vendas mais eficazes, voltadas para necessidades reais. Lançar debates, fazer perguntas e responder a questionamentos rapidamente garantem credibilidade ao seu negócio, engajando pessoas e gerando maior fluxo de compartilhamentos dos seus produtos na rede.

Trabalhar as suas estratégias no Facebook também facilita a sua vida no sentido de poder manter contato com clientes de outras cidades, estados e até mesmo países, ampliando a sua base de dados e o seu potencial de vendas.

Você já usa o Facebook para se relacionar com clientes? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários!