Capa do post.

Como organizar a rotina do seu time comercial

Existe uma máxima no mundo comercial que diz assim: “planeje o seu trabalho e trabalhe o seu plano.” Planejamento é, sem dúvida, fator fundamental para qualquer rotina de vendas bem-sucedida, pois de nada adianta sua empresa ter uma megaestrutura se não há um acompanhamento da equipe de vendas.

É preciso estar sempre buscando novos métodos de acompanhar, automatizar e, assim, facilitar o trabalho. Separamos algumas dicas excelentes para te ajudar a organizar a rotina do seu time e obter ótimos resultados. Confira a seguir.

Tenha um bom relacionamento com os vendedores

Manter um bom relacionamento com toda a equipe é o primeiro passo. Crie a cultura de ter um bate-papo diário antes de dar start nos trabalhos. Assim, é possível alinhar os pontos fortes e fracos da equipe e melhorar as expectativas dos vendedores com relação às metas.

Lembre-se de que cobrança é importante, mas é preciso estar constantemente reconhecendo o desempenho do seu pessoal. Elogie publicamente os que mais se destacaram e todas as pequenas vitórias da equipe. Não tem erro: uma equipe motivada é certamente mais comprometida e mais forte para encarar novos desafios.

Estabeleça uma rotina de trabalho

Depois de criar uma equipe bem relacionada e motivada, é hora de estabelecer os horários e tarefas diárias.

O gerente de vendas precisa criar uma rotina para que o vendedor visite os clientes e vá atrás dos potenciais clientes pelo menos duas vezes por semana. Isso é importante para a prospecção de clientes, desenvolvimento de novos negócios e, claro, manter um bom relacionamento com a clientela.

Estabeleça metas e objetivos claros

Para estabelecer metas e torná-las tangíveis é preciso defini-las objetivamente. Um exemplo: “crescer 20% a mais do que o semestre passado no segmento B2B”. Uma meta clara e concisa faz com que os vendedores saibam exatamente o que os gestores esperam deles.

Uma dica: utilize a matriz 5W2H que é bem simples, basta responder às diretrizes:

  • What – o que será feito (etapas);
  • Why – por que será feito (justificativa);
  • Where – onde será feito (local);
  • When – quando será feito (tempo);
  • Who – por quem será feito (responsabilidade);
  • How – como será feito (método);
  • How much – quanto custará fazer (custo).

Utilize um programa de gestão

Existem plataformas digitais que são poderosíssimas aliadas no processo de organização do time de vendas. Com o software é possível contar com várias ferramentas que controlam muito bem as etapas do trabalho, como o desempenho diário dos vendedores, quantidade de propostas realizadas, clientes atendidos, entre outras.

Através do programa o gerente também consegue acompanhar a agenda do vendedor, monitorando os principais compromissos e reuniões. Todos da sua equipe poderão ter acesso à ferramenta, seja através de um computador ou smartphone, facilitando a comunicação e o controle dos dados.

Com um sistema de gestão, é muito mais fácil controlar o seu time de vendas e gerenciar as informações e interações relevantes dos clientes, afinal, com tantos dados e números importantes você pode acabar se perdendo e esquecendo de fazer aquele contato promissor.

E você, quais estratégias utiliza para organizar melhor o seu time comercial? Compartilhe com a gente suas ideias e fique ligado no blog!