Existe uma máxima no mundo comercial que diz assim: “planeje o seu trabalho e trabalhe o seu plano.” Planejamento é, sem dúvida, fator fundamental para qualquer rotina de vendas bem-sucedida, pois de nada adianta sua empresa ter uma megaestrutura se não há um acompanhamento da equipe de vendas.
É preciso estar sempre buscando novos métodos de acompanhar, automatizar e, assim, facilitar o trabalho. Separamos algumas dicas excelentes para te ajudar a organizar a rotina do seu time e obter ótimos resultados. Confira a seguir.
Tenha um bom relacionamento com os vendedores
Manter um bom relacionamento com toda a equipe é o primeiro passo. Crie a cultura de ter um bate-papo diário antes de dar start nos trabalhos. Assim, é possível alinhar os pontos fortes e fracos da equipe e melhorar as expectativas dos vendedores com relação às metas.
Lembre-se de que cobrança é importante, mas é preciso estar constantemente reconhecendo o desempenho do seu pessoal. Elogie publicamente os que mais se destacaram e todas as pequenas vitórias da equipe. Não tem erro: uma equipe motivada é certamente mais comprometida e mais forte para encarar novos desafios.
Estabeleça uma rotina de trabalho
Depois de criar uma equipe bem relacionada e motivada, é hora de estabelecer os horários e tarefas diárias.
O gerente de vendas precisa criar uma rotina para que o vendedor visite os clientes e vá atrás dos potenciais clientes pelo menos duas vezes por semana. Isso é importante para a prospecção de clientes, desenvolvimento de novos negócios e, claro, manter um bom relacionamento com a clientela.
Estabeleça metas e objetivos claros
Para estabelecer metas e torná-las tangíveis é preciso defini-las objetivamente. Um exemplo: “crescer 20% a mais do que o semestre passado no segmento B2B”. Uma meta clara e concisa faz com que os vendedores saibam exatamente o que os gestores esperam deles.
Uma dica: utilize a matriz 5W2H que é bem simples, basta responder às diretrizes:
- What – o que será feito (etapas);
- Why – por que será feito (justificativa);
- Where – onde será feito (local);
- When – quando será feito (tempo);
- Who – por quem será feito (responsabilidade);
- How – como será feito (método);
- How much – quanto custará fazer (custo).
Utilize um programa de gestão
Existem plataformas digitais que são poderosíssimas aliadas no processo de organização do time de vendas. Com o software é possível contar com várias ferramentas que controlam muito bem as etapas do trabalho, como o desempenho diário dos vendedores, quantidade de propostas realizadas, clientes atendidos, entre outras.
Através do programa o gerente também consegue acompanhar a agenda do vendedor, monitorando os principais compromissos e reuniões. Todos da sua equipe poderão ter acesso à ferramenta, seja através de um computador ou smartphone, facilitando a comunicação e o controle dos dados.
Com um sistema de gestão, é muito mais fácil controlar o seu time de vendas e gerenciar as informações e interações relevantes dos clientes, afinal, com tantos dados e números importantes você pode acabar se perdendo e esquecendo de fazer aquele contato promissor.
E você, quais estratégias utiliza para organizar melhor o seu time comercial? Compartilhe com a gente suas ideias e fique ligado no blog!