Capa do post.

Como motivar sua equipe de vendedores

Manter a motivação da sua equipe de vendedores externos é um desafio constante, ainda mais em tempos de crise econômica e insegurança financeira. Se, ultimamente, você percebeu que seu time tem dificuldades para atingir a meta do mês ou que a prospecção de clientes diminuiu, isso pode trazer desânimo para o time, afetando ainda mais os resultados em vendas.A melhor maneira de lidar com isso é tendo uma conversa franca com eles, mas há algumas dicas que você pode seguir para manter sua equipe de vendas sempre motivada:

Treinamentos

Convenhamos que fica difícil vender um produto que você não conhece muito bem, não é mesmo? Por isso, treinar seus vendedores é essencial. Eles precisam conhecer o processo de produção do que estão vendendo, suas especificidades técnicas, vantagens competitivas e até mesmo os pontos falhos.

Com todas essas informações em mãos, fica mais fácil responder às dúvidas dos clientes e antecipar-se a possíveis perguntas. Não se esqueça de dar atenção especial ao treinamento de novos vendedores. Incentive sua equipe a perguntar sempre, não deixe que ninguém vá embora guardando dúvidas.

Transparência

De nada adianta treinar sua equipe se você não deixar claro quais são os objetivos do seu negócio. Mostre ao seu time onde a empresa quer chegar esse ano, quais são seus principais concorrentes e quais as metas da área de vendas.

Mais que isso, mostre a importância estratégica dos representantes comerciais para o crescimento da empresa. Seus vendedores se sentirão mais motivados ao entenderem que são essenciais para você, o que pode incentivá-los a vender mais.

Dê feedbacks

Mantenha uma periodicidade para dar um retorno aos seus vendedores. Deixe-os entender no que estão acertando e no que precisam melhorar. Ouça o lado deles e, juntos, pensem em uma solução para otimizar as vendas. Ao sentir que é ouvido, o representante se sente mais confortável ao trabalhar com determinada empresa e mais disposto a vender seus produtos.

Premiações

Estabeleça uma competição saudável na sua equipe, incentivando seus vendedores a fazerem um trabalho cada vez melhor e mais eficiente. Comissões individuais, assim como prêmios físicos (televisores, brindes da empresa etc), são boas ideias para motivar o seu time.

Otimize processos

Muitas indústrias e distribuidores acreditam que otimizar os processos significa fazer com que seus representantes utilizem o sistema de inserção de pedidos da própria empresa. Só que, em geral, estes sistemas não são feitos para atender às necessidades de vendedores externos, que passam o dia na rua e sem acesso constante à internet.

Isso faz com que o representante tenha que utilizar um sistema próprio, geralmente uma caderneta de anotações, para colocar os dados do pedido e, ao fim do expediente, ainda precisa fazer hora extra para passar todas essas informações para o sistema da empresa.

Não tem quem não fica desmotivado tendo que trabalhar até tarde todos os dias, não é mesmo? A solução é utilizar um sistema de força de vendas que permita que o vendedor faça a emissão do pedido no momento da venda, na frente do cliente, mesmo estando off-line.

No fim do dia, é só encaminhar esses pedidos por e-mail e pronto! Todas as informações ficam salvas no sistema e podem ser acessadas pela empresa a qualquer momento. Na hora de procurar um sistema de vendas digital para seus representantes, não esqueça de verificar se o produto é bem recomendado no mercado e se é fácil de usar, para facilitar a adaptação do seu time. Um exemplo de sistema de força de vendas é o Mercos.

Princípio dos 3 R´s

Por fim, tenha em mente o princípio dos 3 R´s: Regras, para manter o foco da equipe e estabelecer processos mais justos; Reconhecimentos, para manter a motivação dos seus vendedores; e Resultados, porque, convenhamos, todo vendedor gosta de um bom desafio, não é mesmo? É isso que vai acabar sendo a principal motivação dos seus representantes comerciais.

Você tem outras dicas sobre motivação de vendedores? Então conte pra gente nos comentários!