Capa do post.

Como fidelizar clientes usando o WhatsApp

O WhatsApp é uma das maiores redes sociais do mundo, que já ultrapassou a barreira do pessoal e chegou ao mundo dos negócios. Só que muita gente acaba cometendo erros na hora de se relacionar com os clientes pelo aplicativo, prejudicando as vendas.

Conheça agora 4 dicas para usar o WhatsApp a seu favor e vender mais:

1) Seja ágil e objetivo nas respostas

Ninguém usa o WhatsApp quando está com tempo hábil para esperar uma resposta por e-mail. Esta rede social é feita para ser prática e instantânea, por isso, fique de olho para não deixar seus clientes esperando por muito tempo.

Verifique o app em um intervalo pré-determinado e seja objetivo nas suas respostas. Procure tirar todas as dúvidas do cliente naquele momento, evitando que ele tenha que esperar mais tempo por um retorno.

2) Tenha bom senso

Por mais que o aplicativo permita uma conversa mais informal, não se esqueça de que você ainda está em uma situação profissional. Então nada de mandar para o cliente aquele vídeo divertidíssimo que seu amigo compartilhou, ou então aquelas frases motivacionais do grupo da família. Estas informações dificilmente interessarão ao cliente que, pelo contrário, pode até se sentir incomodado com o conteúdo do material.

O mesmo vale para o horário de envio das mensagens. Não é bacana mandar mensagem em plena sexta-feira à noite cobrando o pagamento de um produto que está em atraso. Todos tem uma vida pessoal, que deve ser respeitada. Apenas contacte seu cliente tarde da noite ou de fim de semana se for algo realmente urgente e, mesmo assim, peça desculpas pelo incoveniente. Saiba mais sobre como a sua imagem nas redes sociais pode afetar o seu negócio.

3) Mantenha o foco

Ver as notificações do WhatsApp apitando o tempo todo no celular deixa qualquer um distraído. Mas como agir se você não pode deixar o celular de lado por causa dos clientes? O primeiro passo é silenciar os grupos pessoais, que, convenhamos, são os que tem um fluxo maior de mensagens ao longo do dia.

Mensagens privadas podem deixar para ser respondidas em horários específicos, e ainda assim só se for algo urgente ou que não atrapalhe a sua rotina. Às vezes é bom fazer uma pausa e relaxar vendo os vídeos que seus amigos mandam, mas é preciso tomar cuidado para que estas conversas paralelas não tomem muito do seu tempo, tirando o foco do que realmente importa: vender. Conheça outras dicas para ajudá-lo a manter o foco no trabalho.

4) Use-o para fazer o pós-venda

O processo de fidelização de um cliente depende muito da maneira como você vai agir após a compra. A maioria dos representantes só voltam a entrar em contato meses depois, apenas com a intenção de que ele compre mais. Mas você não precisa (e não deve) ser igual todo mundo.

Use o WhatsApp para manter um contato constante com este cliente, mandando mensagens de tempos em tempos perguntando o que ele está achando do produto, se tem alguma dúvida ou se precisa de algo. Esta também é uma boa ferramenta para ser usada em ocasiões especiais, como para dar os parabéns pelo aniversário ou por alguma conquista deste cliente. Com certeza, no momento em que ele precisar efetuar um novo pedido, atitudes como estas serão lembradas e você terá prioridade na venda.

E aí, você conhece outras dicas sobre como usar o WhatsApp profissionalmente? Então conte pra gente nos comentários!