Capa do post.

Como fazer um relatório de vendas?

A palavra “relatório”, por si só, já é motivo de chateação por parte de profissionais de qualquer setor. Isso porque muitos não compreendem o real potencial deste documento e o enxergam como mera formalidade burocrática.

Mas ao contrário do que muitos pensam, os relatórios são peça fundamental dentro de uma organização para monitorar operações, levantar informações e atuar como uma ferramenta de crescimento do negócio. No caso específico de um relatório de vendas, eles especificam alguns indicadores-chave de sucesso. No entanto, alguns vendedores têm dificuldades em elaborá-lo por terem de lidar com muitos dados, tornando o processo cansativo e confuso.

De fato não há um modelo certo a ser seguido, pois cada empresa tem necessidades e objetivos distintos, porém, há algumas dicas muito úteis para que cada empreendimento ou vendedor autônomo saiba como fazer um relatório de vendas com facilidade, economia de tempo e utilidade. Anote aí!

A chave do relatório é automatizar

Como você deve saber, é humanamente impossível fazer relatórios de vendas manualmente sem que isto atrapalhe a sua rotina já tão "caótica" de representante. Mesmo que você tenha uma planilha Excel para isto, se tiver que ficar copiando e colando valores para gerar um relatório, isto já se tornará improdutivo.

A solução é automatizar a emissão dos pedidos de vendas através de um sistema para que todas as informações sejam coletadas automaticamente à medida que você vai tirando os pedidos. Dessa forma você consegue gerar relatórios de vendas e comissões, classificar os clientes que mais compraram, saber quais clientes estão há mais tempo sem comprar e até mesmo ver quais são os produtos mais vendidos em determinado período. Então pense nisso, a chave é automatizar! Evolua o relacionamento com o seu cliente Tenha um histórico detalhado e direcione o próximo passo com cada cliente. Experimentar período grátis

Envie alguns relatórios de vendas para o seu gerente comercial

Os gerentes comerciais já ficam surpreendidos quando pedem algum tipo de relatório e são atendidos prontamente pelo representante. Agora imagine se você enviar para ele vários relatórios interessantes, mesmo sem ele solicitar? Certamente ficará maravilhado e você ganhará ainda mais a sua confiança. É claro, não se esqueça que eles precisam estar cheios de vendas, um relatório vazio não animará ninguém.

Resumindo

Para resumir, se você sabe da importância dos relatórios, o melhor caminho é adotar um sistema de pedidos e ter todos os relatórios ao alcance de um click.

E se você , como costuma construir seus relatórios de vendas?