Capa do post.

Comissões são pagas no faturamento ou liquidez do pedido?

Quando a representada deve pagar minha comissão?

De acordo com a Lei 4.886/65, o representante comercial tem direito às comissões quando ocorre o pagamento do pedidos ou da proposta – até o dia 15 do mês seguinte à liquidação da fatura. Vamos ver o que isso quer dizer?

Comissão paga na liquidez do pedido

Ao se referir à “liquidação da fatura”, a lei indica a quitação do pagamento do produto ou serviço vendido. Ou seja, quando o dinheiro entra em caixa (ou até o dia 15 do mês seguinte).

Mas, e quando o pedido é feito e o pagamento não se confirma? A comissão também não é paga? Bem, muitas empresas pagam comissões rigorosamente sobre aquilo que receberam. E, se a gente parar para pensar, faz sentido.

O representante comercial é um parceiro de negócios da empresa, certo? Por essa razão, diferente de um vendedor empregado, ele acaba assumindo os riscos inerentes às vendas, inclusive o risco da inadimplência.

Dessa forma, caso o pagamento do produto seja parcelado, o representante receberá apenas na liquidez das parcelas. E, caso o cliente simplesmente não pague, a empresa não é obrigada a pagar as comissões desde que avise formalmente o representante da inadimplência do cliente.

Comissão paga no faturamento do pedido

Mas, a gente também sabe que nem todas as empresas fazem assim. Algumas, até mesmo para manter um bom relacionamento, preferem pagar a comissão quando o pedido é lançado, ou seja, ao final do mês corrente.

Neste caso, elas assumem as responsabilidades por uma eventual falta de pagamento. Quer dizer, caso o cliente cancele ou não confirme o pagamento, a representada arca com o prejuízo das comissões que decidiu adiantar.

As responsabilidades sobre o pagamento

Quando a empresa contrata um vendedor externo CLT, os riscos são da empresa, pois existe um contrato regido pela consolidação das leis trabalhistas, o que dá direito ao funcionário de receber pelo seu trabalho, independente da liquidez das parcelas.

Claro, ele também não precisará receber as comissões de pagamentos não efetuados, mas mesmo que as vendas estejam fracas, o vendedor contratado continua recebendo normalmente o salário e todos os benefícios trabalhistas. Por isso, normalmente o custo de manter um vendedor é muito maior que o representante.

O comissionamento é o rendimento mensal do representante e é a recompensa por um trabalho de prospecção de clientes bem feito. Pensando nisso, vamos falar sobre três características dessa profissão que merecem cuidado especial:

A mudança é a única certeza

Um dos aspectos mais importantes desta profissão é o de se adaptar facilmente às mudanças. Caso não tenha essa capacidade, o representante comercial está fadado a enfrentar grandes dificuldades. A área de vendas exige uma capacidade de adaptação muito grande, pois o mercado é dinâmico. Constantemente, o mercado recebe produtos novos e os bons compradores sempre estão de olho nas melhores oportunidades para alavancar seu faturamento.

A tecnologia como parceira

O profissional que não utiliza a tecnologia, corre o risco de ficar para trás. Ter acesso ao processamento eficaz da informação é forte aliado para que o representante desempenhe o papel de consultor e, não apenas, seja um tirador de pedido.

Atualmente, existem muitas ferramentas no mercado e oferecem excelente relação custo X benefício. No entanto, o representante que está procurando uma ferramenta para otimizar seu trabalho deve estar atento a alguns requisitos: primeiro de tudo, a ferramenta precisa possibilitar que se trabalhe sem internet. Afinal, o representante precisa visitar muitos clientes e, infelizmente, o sinal de internet no interior do Brasil ainda é precário.

Também é importante considerar que a ferramenta para emissão de pedidos esteja disponível em aplicativos para tablet e smartphone, porque isso gera uma mobilidade importante ao representante.

Por fim, experimente antes de contratar a ferramenta. Isso mesmo! A grande maioria dos softwares para emissão de pedidos, possibilitam um período de teste grátis. Esta é a melhor maneira de você conhecer, na prática, e verificar a qualidade e utilidade da ferramenta.