Capa do post.

Checklist para lançamento da loja online

A preparação pro início das vendas online envolve diversos processos, como a escolha e configuração do sistema e organização da logística de entregas. Porém, no meio de tantas tarefas, o lojista não pode se esquecer um ponto importantíssimo: sua estratégia de lançamento!

A estratégia de lançamento da loja online precisa contar com duas etapas fundamentais: as ações de inauguração e a comunicação com os clientes. Confira aqui o passo a passo para ter sucesso no seu lançamento e layouts pré-prontos que vão te facilitar o seu trabalho!

Ações de inauguração

Ter ações específicas para a inauguração da sua loja online é o que vai fazer com que seus clientes, antigos e novos, realizem a primeira compra pelo seu site. Nossa sugestão é que você elabore promoções exclusivas para a venda online, como por exemplo:

- Descontos em produtos atrativos

- Entregar brindes para compras acima de um determinado valor

- Criar kits dos produtos com preço diferenciado

- Promoções diferenciadas para a primeira compra online

Importante: as ações de inauguração precisam ter data de início e fim. Esse senso de urgência potencializa a estratégia, fazendo com que seus clientes realmente sintam-se atraídos pela inauguração.

Depois de planejar a suas ações de inauguração, no dia ou semana do lançamento, sua loja física também tem que estar em festa! Vale pensar em decorações, como balões e banners, para realmente chamar a atenção para essa novidade incrível do seu negócio.

Comunicação com o cliente

Os seus clientes precisam ser informados sobre o novo canal de vendas e também sobre as promoções que estão acontecendo. Para isso, confira aqui o nosso checklist e lembre-se de atualizar as informações em todos esses locais:

Checklist da comunicação

1 - Sua loja física

Tem jeito melhor de falar com o seu público? Coloque um cartaz ou banner em lugar de destaque com a informação da loja online. Se for possível para você, uma boa ideia também é colocar um flyer ou folheto junto com as compras, assim seu cliente vai poder ler sobre a novidade com mais calma quando chegar em casa. Aqui é bem legal colocar um passo a passo, explicando como é fácil comprar pela loja online.

2 - Whatsapp

As informações da sua loja online precisam estar no seu perfil. Veja aqui como fazer isso.

Se tiver os números dos seus clientes, mande uma mensagem em massa através da lista de transmissão avisando sobre as mudanças e como está funcionando o seu atendimento. Veja aqui como mandar uma lista de transmissão.

3 - Redes sociais

Se você tem uma página no facebook, você deve colocar as informações sobre a loja online na capa, fixar um post com e incluir o link da loja na área “sobre” da páginal.

Veja como alterar a capa aqui e fixar um post na sua timeline aqui. E aqui um exemplo de capa para Facebook que você pode editar e usar, na versão na versão Power point ou Canva

No Instagram, recomendamos que você coloque a informação na “bio” do perfil da sua loja e no destaque dos stories, além de fazer posts comunicando a novidade e as ações de inauguração.

Veja aqui como editar sua bio e como fazer um destaque nos stories aqui. E também um exemplo de Bio e um exemplo de destaque nos stories que você pode editar e usar, na versão Power point ou Canva.

4 - Site

Se além da loja online você tem um site, é preciso atualizá-lo com essas informações. Nossa sugestão é colocá-la em destaque. Pode ser logo no topo do site ou até com um pop-up (aquelas janelas de informação que aparecem automaticamente para os visitantes do site).

Veja aqui um exemplo de banner fixo para o seu site que você pode editar e usar, na versão Power point ou Canva.

5 - Google “Meu Negócio”

O Google “Meu Negócio” é aquela seção que aparece do lado direito do buscador quando você digita o nome de um negócio. Verifique se sua loja está cadastrada por lá, pois essa será uma das principais fontes de informação que seus atuais e futuros clientes terão acesso. Veja aqui como criar seu negócio dentro da plataforma.

6 - Listas de delivery

Muitas cidades estão fazendo listas dos comércios e estabelecimentos que estão vendendo online. Procure as listas da sua cidade e peça para fazer parte. Esse é um ótimo jeito de se tornar conhecido por novos clientes. Conheça aqui um exemplo de uma lista.

7 - Fale com síndicos e condomínios da sua região

Entre em contato com síndicos de condomínios da sua região e peça para divulgar seus site da loja online e ações de inauguração nos grupos de Whatsapp dos moradores.

Mercos Minuto: O que fazer no lançamento da loja online?

Gostou das ideias? Temos certeza que, seguindo esses passos, sua inauguração será um sucesso!

Se você ainda não tem uma loja online, aproveite para conhecer o Mercos Varejo.