Capa do post.

Case Oeste Distribuidor: Mais de 50% dos pedidos pelo e-commerce B2B da Mercos

Começar cedo tem as suas vantagens. Em 2017, quando a Oeste Distribuidor recebeu o convite da Mercos para conhecer o e-commerce B2B da Mercos, nenhum dos seus concorrentes tinha um sistema de vendas online rodando. 

Eles assumiram o risco, apostaram em ser pioneiros e ver no que ia dar. Hoje, mais de 50% dos pedidos são recebidos pelo e-commerce B2B

Para chegar nesse excelente resultado, algumas ações foram essenciais!

BAIXE AQUI O CASE COMPLETO.

1 - Apresentação, apoio e comissionamento dos Representantes

Desde o começo, a Oeste Distribuidor sabia que seus Representantes precisavam entender todo o potencial do e-commerce para usá-lo. E, claro, que não vissem o novo canal de vendas como uma competição. 

A empresa optou por manter todos os clientes da carteira de cada vendedor e também as suas comissões, exatamente como nas vendas presenciais. Assim, os Representantes usam o e-commerce B2B em suas visitas, incentivam os uso dos clientes e, quando recebem os pedidos pela ferramenta, analisam e negociam sugerindo novos produtos, pagamento e prazos vantajosos. 

2 - Aceitação dos clientes antigos

Tudo que é novo dá um “friozinho na barriga”. A Oeste Distribuidor não sabia como seria a reação dos clientes ao serem apresentados ao e-commerce e tiveram uma ótima surpresa! 

Os clientes adoraram conhecer a novidade, viram como uma inovação e logo começaram a utilizar. Já no primeiro ano, 21% dos pedidos dos clientes começaram a vir pelo e-commerce B2B. E pra ter uma ideia como a adesão foi massiva, este ano, 43% dos clientes da base já fizeram algum pedido pelo canal de vendas online. 

3 - Novos clientes

A Oeste Distribuidor conquistou novos clientes com o e-commerce B2B. Isso porque, só de ter o sistema, eles já mostram um diferencial em relação aos concorrentes. Mas principalmente pela agilidade! É possível cadastrar o novo cliente com rapidez e, em 5 minutos, liberar o acesso aos produtos, preços e condições de pagamento. Essa praticidade é uma exigência dos clientes que não tem muito tempo para os pedidos e muito elogiada. 

4 - E as visitas? 

Os representantes comerciais da Oeste Distribuidor continuam visitando seus clientes e trabalhando o relacionamento. Eles sabem que esses momentos são importantíssimos para a manutenção do vínculo. O que mudou é que, agora, os pedidos chegam a todo momento, não apenas nas visitas! E tem coisa melhor que poder receber pedidos 24 horas, 7 dias por semana.

Resumo: Case Oeste Distribuidor em números

  • de 2 mil produtos no portfólio
  • 21% de pedidos pelo e-commerce já no primeiro ano
  • 53% de pedidos pelo e-commerce em 2021
  • Pedidos 24 horas por dia, 7 dias por semana
  • 43% dos clientes da base já fazem pedidos pelo e-commerce

Sobre a Oeste Distribuidor: 

A Oeste Distribuidor é uma empresa tradicional do ramo de distribuição de produtos naturais. Localizada em Camboriú, atende clientes de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul com os mais de 2 mil produtos de seu portfólio.

E você? Já pensou em ter mais de 50% dos seus clientes comprando online?

Agende agora mesmo uma conversa sem compromisso com um de nossos especialistas!