Capa do post.

6 técnicas para encantar seus clientes

Oferecer um bom atendimento deixou, há muito tempo, de ser um diferencial para se tornar uma necessidade básica para qualquer negócio.

É preciso ser mais do que apenas satisfatório. Você tem que ser inigualável. Hoje em dia, o consumidor é cada vez menos tolerante com qualquer tipo de deslize por parte das empresas. E um erro pode gerar impactos diretos nas vendas. Veja a seguir, então, dicas de como conquistar seus clientes e sobressair perante a tão crescente concorrência do mercado atual.

Tratamento VIP

O primeiro passo é fazer o cliente se sentir especial. Faça ele entender o quanto, de fato, ele é importante para você. Invista em recepções agradáveis, que prossibilitem a identificação do cliente com seu produto ou serviço.

Entenda que nunca é perda de tempo fazer demonstrações e dar informações detalhadas. É preciso fazer com que seu cliente realmente se sinta em casa.

Ética, sempre

É importante ter princípios básicos, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Jamais prometa prazos e horários ou qualquer outra coisa que não possa cumprir. Seja íntegro e sincero ao máximo possível com os todos os tipos de clientes. Assim você estabelece uma relação mais humana e conquista confiança.

Além disso, conheça os detalhes do seu produto ou serviço e jamais passe informações falsas. Ser verdadeiro é fundamental.

Pontualidade e prestatividade

Seja pontual, o máximo possível. Isso gera boa impressão e dá a sensação de cuidado para com o cliente. Se o atraso for inevitável, avise o quanto antes e dê a perspectiva real de quando vai chegar para um encontro.

Ao atendê-lo, evite deixá-lo esperando, por qualquer motivo que seja. Caso você vá demorar com algo a ser conferido ou buscado, por exemplo, dê uma parada estratégica no meio para dar um posicionamento sobre a demora. E se algo der errado com o produto, por exemplo, na frente do cliente, resolva na mesma hora. Assim ele sentirá que sempre poderá contar com você.

Linguagem

Estabeleça uma linguagem com a qual seu cliente se identifique e que, ao mesmo tempo, demonstre profissionalismo e conhecimento. Não use jargões mesmo que da área sem ter a certeza de que seu cliente vai entender. Elabore o seu discurso de forma a fazê-lo entender como seu produto ou serviço é a solução que ele precisa.

O elemento surpresa

Surpreenda! Isso é o que vai fazer o cliente lembrar de você e não dos (vários) concorrentes. Explorando o fator emocional você pode dar um motivo a mais para que os clientes prefiram você a outras opções. Dê algo que ele não estava esperando. Se o orçamento permite, não hesite em investir em brindes e outros agrados, mas principalmente surpreenda-o com suas atitudes!

As mídias sociais

Vivemos a era do relacionamento. Para manter o cliente, nada melhor do que estar em constante contato e as redes sociais são ótima ferramenta para isso.

Lá você pode oferecer conteúdo de qualidade e assim se posicionar como referência do seu ramo no mercado. É importante ter atenção: dê respostas rápidas e educadas às reclamações. O mesmo vale para o agradecimento por um elogio.

Gostou das dicas? Alguma outra tática interessante que queira dividir com a gente? Compartilhe nos comentários e até a próxima!