Capa do post.

6 dicas para evoluir na carreira de representante comercial

Ter talento para vendas é um diferencial e tanto para conquistar sucesso como representante comercial, porém apostar todas as fichas apenas em uma habilidade nata não garante permanência no negócio, muito menos crescimento profissional.

Para progredir na carreira é preciso cada vez mais aprimorar suas habilidades, conhecer novas ferramentas de gestão, estar ligado nas tendências e oportunidades e ter foco nas necessidades dos clientes.

Com o mercado em constante evolução, quem não acompanha as mudanças fica para trás. E você não quer se transformar em um vendedor “dinossauro”, certo? Então fique de olho nas dicas que selecionamos para a sua carreira despontar.

1. Invista na sua capacitação

Participar de cursos e outros tipos de treinamento é essencial para que você fique por dentro das tendências do mercado e melhore suas competências. Afinal, todo representante comercial deve ter uma boa comunicação e contar com habilidades em planejamento, marketing e contabilidade, características que podem ser aprimoradas por meio da capacitação.

Claro que ao desempenhar seu trabalho você acaba aprendendo bastante, mas ao contar com um conhecimento prévio ou específico, suas chances de enfrentar situações imprevistas com sucesso e melhorar seu desempenho são maiores. Sem contar que estar presente em palestras, feiras e outros eventos é estar na vitrine, ser conhecido e ampliar seu networking.

2. Amplie sua equipe

Por mais organizado e bom de planejamento que você seja, chegará a hora em que será impossível atender sua carteira de clientes e fazer mais prospecções ao mesmo tempo. Se você quer ampliar sua área de atuação e consequentemente aumentar sua receita, avalie a possibilidade de montar uma equipe de representação comercial com vendedores prepostos.

Estes vendedores te darão suporte, correndo atrás de novos pedidos e novos clientes em seu nome. Por isso, eles devem ter dedicação, informações matadoras sobre os produtos e serviços que você vende e honestidade com o seu negócio.

Vale a pena também investir em outros profissionais para ajudá-lo a gerir seu escritório em relação à parte burocrática, como a implantação de pedidos nos clientes, o acompanhamento de faturamentos, a emissão de notas fiscais e outros processos administrativos. Assim, você cresce mantendo a excelência no atendimento.

3. Represente mais empresas

Ao ampliar o leque de empresas representadas, você conquista novas áreas para crescer, explora mercados que ainda não conhece, aumenta sua oferta de produtos e, consequentemente, tem novas oportunidades de conquistar mais clientes.

Trabalhando com empresas diferentes, você reduz seus prejuízos provocados por uma que está passando por uma crise financeira ou dificuldades com insumos e logística. Além disso, amplia sua oferta, atende melhor o cliente e aumenta os lucros. Por exemplo, se o representante representa uma empresa que vende guitarras, por que não buscar parcerias com empresas de cabos, caixas de som e até mesmo livros e apostilas que ensinam sobre como tocar guitarra? Todos saem ganhando, representante, cliente e empresas representadas.

4. Troque ideias com representantes mais experientes

Com o tempo, os representantes criam suas próprias técnicas de prospecção e vendas. Conversar com estes profissionais mais antigos, cheios de “macetes” e truques, é ótimo para tirar dúvidas, trocar informações sobre os argumentos que funcionam e aprender novas formas de evoluir.

Essa troca de experiência também pode acontecer em sites e blogs especializados, fóruns de discussão e redes sociais corporativas, como o LinkedIn. É só lançar uma pergunta e ficar de olho nos comentários.

5. Meça seu desempenho

Para fazer escolhas certeiras na sua carreira você deve avaliar o seu desempenho sempre. E não basta ficar de olho apenas nas vendas, foque também no nível de satisfação dos clientes, no número de contatos feitos em um período e quantos deles deram resultados, quantos clientes inativos foram reativados e quantos erros você cometeu, entre outras questões.

Saber quando você acerta e quando erra mostra o que você deve fazer e onde melhorar para crescer na carreira, conquistar mais negócios e ganhar mais dinheiro.

6. Utilize um sistema para gerenciar pedidos e clientes

Tempo é um dos fatores críticos de todo representante comercial e por isto é fundamental buscar alternativas para ganhar eficiência e organização no dia a dia. Contar com um programa de gerenciamento de pedidos facilita muito o trabalho do representante, que pode ter todas as tabelas de preços em um único lugar, gerenciar a carteira de clientes, controlar as comissões e acompanhar o rendimento da sua empresa de representação. Para o representante que passa boa parte do seu tempo na rua, visitando clientes ou fazendo novas prospecções, é essencial utilizar um sistema que funcione de qualquer lugar, seja no tablet, smartphone ou computador.

O Mercos, por exemplo, foi desenvolvido para atender a todas essas necessidades dos representantes comerciais, de modo a ser muito simples de operar e muito acessível. Qualquer um pode utilizar, sem mesmo ter experiência com informática ou outros sistemas.

Quer contribuir com mais dicas sobre o desenvolvimento dos profissionais que atuam como representantes comerciais? Então deixe seu comentário!