Capa do post.

6 best-sellers sobre vendas

Trabalhar com vendas nos dias de hoje é, ao mesmo tempo, fascinante e desafiador. A gente sabe que o profissional de vendas, seja ele vendedor, representante comercial ou gerente de vendas precisa estar sempre motivado e constantemente atualizado para obter o máximo da profissão. As mudanças nas empresas ocorrem em velocidade fenomenal, são novas tecnologias, novos produtos e clientes cada vez mais exigentes, que esperam o mesmo de nós.

Pensando nisso, relacionamos em uma lista invertida os seis best sellers sobre vendas que podem auxiliar, e muito, os profissionais da área. Em cada um deles você vai encontrar dicas práticas, novas técnicas de vendas e inclusive conceitos que querem romper certos paradigmas da nossa profissão. Vamos lá?

6. “A Meta”, de Eliyahu M. Goldratt e Jeff Cox (Nobel)

livro a meta

O primeiro livro da lista, como o próprio título revela, dá dicas de como traçar, perseguir e alcançar as metas de vendas. Metas, como você certamente já sabe, são um conceito obrigatório para todo gerente comercial que quer mensurar o seu sucesso e o da equipe. Os autores trazem ainda informações sobre melhoria contínua e sobre como cada vendedor pode melhorar processos já utilizados pela empresa.

5. "As 7 Descobertas para Construir uma Poderosa Máquina de Vendas”, de José Luiz Tejon e Edílson Lopes (Gente)

Descobertas para construir uma poderosa máquina de vendas

Nesse título, os autores, que são respeitados dirigentes de vendas, vão um pouco além das técnicas e mostram também a lidar com a empresa como um todo. Esse título é essencial para quem gerencia equipes de vendas externas, porque ensina a estimular as pessoas que trabalham com você e a descobrir onde cada perfil se encaixa melhor. As sete descobertas que a que o título se refere são conceitos em torno do acrônimo “AMERICA”, criado a partir das iniciais de algumas das bases da área: Alavanca, Mensuração, Encorajamento, Realização, Inclusão, Criação e Arrebatamento.

4. “Como Fechar Qualquer Venda”, de Joe Girard e Robert L. Shook (Record)

4_1-como-fechar-qualquer-venda

Dos 50 livros publicados pelo autor best-seller Robert L. Shook, o mais famoso é certamente este título produzido em parceria com o também famoso vendedor americano Joe Girard. Na obra os escritores atacam o ponto crítico de qualquer representante comercial: o fechamento de uma venda. Girard e Shook dão dicas bem elaboradas e trazem uma verdadeira receita de como você pode usar e personalizar técnicas famosas a seu favor.

 3. “Alcançando Excelência em Vendas”, Neil Rackham (M. Books)

Muitos vendedores que leem esse livro relatam que acabam mudando muito as ideias prestabelecidas que tinham sobre o próprio trabalho. Rackham coloca por terra algumas premissas e alerta: na maioria das vezes, o cliente toma a decisão de compra em conjunto com a equipe, em um momento que o vendedor já não está presente. O autor, então, ensina como fazer para conquistar o contato a ponto de fazê-lo convencer a própria empresa a aceitar a sua proposta – e não a da concorrência.

2. “Como Se Tornar Um Campeão de Vendas”, de Allan Pease (Sextante)

Allan Pease mostra nesse livro que é possível formar bons vendedores. Especialista em vendas externas, o autor aborda ainda aspectos sobre marketing de rede, técnicas de recrutamento e vários outros métodos que são essenciais para quem trabalha com representação comercial.

1. A Bíblia de Vendas, de Jeffrey Gitomer (M. Books)

Livro A Bíblia de Vendas

Considerado um dos principais livros sobre vendas da atualidade, a Bíblia de Gitomer é conhecida por simplificar conceitos da área e ajudar na motivação de equipes. Não faltam relatos de vendedores que aumentaram suas comissões após ter lido as obras de Gitomer (nomeado uma das pessoas mais influentes do marketing e das vendas em 2013 pela revista Top Sales World). É recomendado tanto para quem está começando a atuar com vendas quanto para quem já trabalha há mais tempo no comercial e quer renovar suas técnicas.

Alie leitura com prática

São muitos os títulos disponíveis para ajudar a alavancar as vendas de bons profissionais. Educação contínua é, sem dúvida, um ótimo investimento. Especialmente quando o conhecimento pode ser facilmente levado à prática – porque, a gente sabe, é no fechamento das vendas que todas essas teorias precisam provar que dão certo.

Tem outros livros a sugerir ou já leu algum destes e quer dar sua opinião? Aguardamos sua contribuição nos comentários!