Capa do post.

5 passos para expor a sua marca e vender mais em feiras

Expor em feiras está entre as principais estratégias das empresas para vender mais. Afinal de contas, em um só lugar você consegue mostrar os seus produtos e encontrar compradores em potencial. Mas nem tudo são flores e, antes de fechar uma venda, é preciso muito trabalho duro e organização.

Confira agora um passo-a-passo simples para ajudá-lo a se preparar para o próximo grande evento da sua empresa:

Antes de mais nada, defina sua meta

Alinhe internamente o quanto os gestores estariam dispostos a gastar com este tipo de evento e, com base no orçamento disponível, estabeleça uma meta de vendas que traga um retorno significativo. Feiras têm um custo alto e exigem tempo para serem organizadas, por isso, é necessário que o lucro seja considerável para fazer valer o investimento.

Com isto bem definido, monte um plano de metas individual para os vendedores que estarão participando da feira. Converse com os responsáveis pela organização, dê sugestões de como deve ser a apresentação da empresa para atrair clientes em potencial.

Mostre disposição para ajudar com o conteúdo dos materiais informativos e na definição do estande. Uma situação comum é a empresa chegar com uma apresentação impecável e digna de prêmios, mas sem nenhum apelo comercial. Resultado: muito custo e poucas vendas. Por isso, não tenha medo de dar a sua opinião quando necessário e de se envolver na medida do possível.

Disponibilize materiais informativos no seu estande. Assim, mesmo quem não conversar com seus vendedores poderá encontrar sua empresa depois.

Treine (e muito bem!) os seus vendedores

Feiras são um prato cheio para as vendas e, justamente por isso, há uma concorrência enorme. Para chamar a atenção de um cliente em potencial em meio a tanta informação é preciso talento e muita disposição dos vendedores.

Vender em feiras é um pouco diferente de uma venda cold call, já que você disputa a atenção do cliente com outras empresas e conta com um tempo muito menor para divulgar o seu produto. Isso sem falar no cansaço físico nesses eventos, que costumam durar vários dias.

Para que a sua empresa consiga bons resultados é preciso contar com o suporte de um time de vendas bem qualificado. Analise com calma quais dos seus vendedores teria o perfil para fazer essa venda mais direta e, muitas vezes, agressiva. Em seguida, faça treinamentos específicos sobre feiras e alinhe as metas estabelecidas com todos. Desse modo, seu time estará mais confiante e apto a vender mais e melhor.

Convide seus clientes para visitá-lo

Com certa antecedência da data do evento, entre em contato com os seus clientes mais fieis para convidá-los a visitar o seu estande na feira. Se possível, fale com eles pessoalmente ou por e-mail, justamente para deixar a mensagem mais pessoal.

Também vale a pena comunicar potenciais clientes para dar uma passadinha no seu estande. Quem sabe assim eles não se interessam e acabam fechando a venda de vez, não é mesmo?

E, claro, não se esqueça de divulgar a participação da sua empresa na feira: peça para o cliente divulgar para colegas, coloque nas redes sociais, envie newsletter, use mídias externas... O importante é mostrar que vocês estarão no evento e convidar prospects para visitar o seu estande.

 Use um sistema de pedidos que funciona offline 

Feiras são extremamente movimentadas e, para ter sucesso nas vendas em um ambiente tão competitivo, é preciso agilidade e organização na hora de emitir os pedidos dos novos clientes. Para evitar erros graves, como vender um produto que não está mais disponível no estoque, uma boa dica é contar com um sistema de pedidos digital.

Assim, seus vendedores conseguem enviar o pedido diretamente para a fábrica, com apenas um clique, enquanto você controla o histórico de vendas de cada um, mesmo à distância. Além disso, dá para trocar o velho catálogo de produtos de papel por um catálogo moderno e totalmente digital; fora a facilidade de emitir pedidos, mesmo que o vendedor esteja offline.

Tenha um diferencial

Uma ótima estratégia é oferecer um bom desconto para quem fechar contrato com você ainda durante a feira. Outra é dar brindes exclusivos para estes novos clientes. Avalie o que seria mais adequado para o seu negócio e que esteja de acordo com o perfil dos seus clientes. Use a sua criatividade!

Conheça 5 dicas para vender mais em feiras no nosso blog. Você tem outras estratégias para expor e vender em feiras? Então conta pra gente nos comentários ;)