Capa do post.

5 motivos para gerenciar suas vendas usando um sistema para tablet

Dominar a arte das vendas requer duas qualidades essenciais: organização e planejamento. Para vendedores e representantes comerciais iniciantes, a coordenação destes atributos para controlar vendas e comissões funciona relativamente bem com a emissão de pedidos, notas e orçamentos por meio do papel, mas quando o volume de trabalho aumenta, aí chega a hora de digitalizar estes processos.

Sistemas de gerenciamento de vendas têm sido grandes aliados de vendedores e representantes. Eles auxiliam no planejamento e na gestão de informações essenciais, sem atrapalhar o fechamento de novos negócios. Quando o trabalho é feito por meio de um sistema para tablet, o processo de gestão das vendas fica ainda mais ágil.

Isso porque ele permite que dados sobre vendas, clientes e comissões sejam acessados de qualquer lugar, o que é fundamental para garantir a organização e melhorar o planejamento da atuação do vendedor. Neste post, você vai conhecer cinco motivos essenciais para começar a gerenciar suas vendas por meio de um sistema para tablet. Confira!

Mobilidade a favor do vendedor

É na rua que acontecem os negócios para um vendedor. É por meio da visita a clientes ou prospects que ele faz novos contatos, amplia sua carteira, relaciona-se com atuais clientes e descobre quais são suas necessidades, para conseguir atendê-las.

Para cumprir esta rotina, é importante que o representante ou os vendedores de uma equipe tenham em mãos, com fácil acesso, todas as informações necessárias no momento de finalizar negócios e também contem com uma ferramenta que permita a coleta de dados de forma organizada e a emissão de pedidos e notas na hora do encontro com o cliente.

Assim, o vendedor não perde tempo antes da visita, organizando as informações que precisa para apresentar a clientes e prospects, nem depois, tirando pedidos, cadastrando novos clientes e preenchendo relatórios. Ao gerenciar suas vendas por meio de um sistema para tablet, o vendedor faz tudo na hora, de qualquer lugar. Isso é importante não só para economizar tempo, mas também para aumentar a produtividade de cada vendedor.

Tenha um catálogo digital de produtos sempre à mão

Um bom sistema de gestão de vendas para tablet substitui os tradicionais catálogos de papel. Em vez do vendedor carregar uma série de pastas com diferentes mostruários, ele faz a demonstração de seus produtos e serviços por meio de catálogos digitalizados diretamente do dispositivo móvel — tudo incrivelmente mais fácil e prático.

Além de melhorar sua mobilidade, a solução possibilita que ele carregue em um só lugar inúmeros catálogos e ainda faça uma apresentação das mercadorias de forma profissional.

Envie pedidos e orçamentos em tempo real

Efetivar novas vendas é correr contra o tempo. Gerenciar as vendas com um sistema para tablet permite ao vendedor tirar o pedido por meio de apenas alguns cliques, assim que fechar o negócio.

Já nas visitas a possíveis clientes, o orçamento dos produtos pode ser enviado também em tempo real, por e-mail, de maneira profissional e organizada, com a logomarca da empresa e todas as informações detalhadas, com muita agilidade.

Cadastro e acesso rápido às informações de clientes

O sucesso de uma venda depende do quanto o vendedor ou representante comercial conhece a respeito dos seus clientes. Além das informações básicas, é preciso saber o histórico e a evolução de cada cliente, para saber o que, como e quando eles costumam comprar e quais são suas preferências e necessidades.

É importante, ainda, ter um registro de telefonemas, visitas, reuniões e todo tipo de contato que for relevante para traçar o perfil do cliente. Por meio do sistema para tablet, o vendedor organiza estas informações e, com um sistema de gestão de vendas, consegue acessar um mapa para localizar facilmente o endereço de cada contato.

Gerencie e organize o trabalho da equipe

Quem lidera uma equipe de vendas pode gerenciar o trabalho de seus colaboradores de qualquer lugar com um sistema de gestão para tablet. Para isso, basta acessar o dispositivo e ter acesso ao desempenho de cada vendedor, como estão suas visitas e ainda organizar o pagamento de comissões.

Ter estas informações em mãos é essencial para melhorar o trabalho da equipe, pois os dados vão demonstrar o que cada vendedor está fazendo corretamente e onde precisa melhorar. Assim, fica mais fácil deixar a equipe motivada sempre e, consequentemente, aumentar as vendas e os resultados da sua empresa.

Gerenciar suas vendas por meio de sistema para tablet é uma medida que otimiza tempo e aumenta a produtividade de toda a equipe. Se você ainda não conta com esta ferramenta, conheça as funcionalidades do sistema da Mercos e não se esqueça de voltar aqui pra deixar sua opinião no espaço de comentários!