Capa do post.

5 dicas para conseguir vender mais em feiras

Feiras e eventos oferecem uma das melhores oportunidades para que representantes comerciais e potenciais clientes possam se encontrar e desenvolver novos negócios. Mas nem tudo são flores: as feiras também podem representar muita tensão, já que o investimento em estandes e materiais é alto e há necessidade de pessoal extremamente qualificado para este tipo de demanda, gerando uma forte pressão por resultados.

Ainda assim, não precisa se desesperar! É só seguir algumas dicas simples para aproveitar melhor o momento e conseguir vender mais em feiras.

Defina objetivos claros

Muita gente acredita que resultado bom em feira significa ter um grande movimento de pessoas no seu estande. No entanto, é fundamental definir indicadores de desempenho mensuráveis, como quantas pessoas são esperadas no local, quantas serão efetivamente abordadas pelos representantes e quantos negócios devem ser fechados durante o evento, dentre outros indicadores.

Com métricas mais objetivas, é possível avaliar o seu desempenho e o da sua equipe, e até mesmo comparar com os resultados de outras feiras já realizadas. Não se esqueça, ainda, de desdobrar esses objetivos entre toda a equipe de vendedores, estimulando uma competição saudável na busca de clientes.

Divulgue bem a sua participação

Ainda que as feiras não sejam diretamente organizadas pela sua empresa, vale a pena usar todos os canais de comunicação à sua disposição para divulgar a participação no evento aos clientes e prospects. Para isso, faça uso das redes sociais, newsletters, ligações...

O importante é incentivar seus compradores a visitarem seu estande e, claro, indicá-lo para colegas. Outra dica para atrair visitantes é distribuir incentivos, como cupons de desconto, que estimulam as pessoas que já conhecem os seus produtos a comparecer à feira.

Chame (muita) atenção

O primeiro passo para atrair visitantes é ter um estande bonito e funcional, com um design que combine com o seu produto. Vale a pena pesquisar sobre o evento com antecedência e conversar com sua representada para analisar qual seria a melhor estratégia de vendas.

Uma solução bem simples de ser implantada diz respeito a oferecer camisetas mais criativas para a equipe de vendedores. Ao invés de somente promoverem produtos e serviços, as camisetas podem trazer cores e textos que intriguem as pessoas, despertando interesse suficiente para que elas queiram conhecer a sua marca e os seus produtos.

Outros exemplos que chamam a atenção incluem fazer jogos, as demonstrações ao vivo dos seus produtos e serviços e disponibilizar vídeos interativos.

Use catálogos digitais

Muitas feiras costumam ter acesso limitado à internet, então utilizar um aplicativo off-line para emissão de pedidos pode fazer toda a diferença na hora de fechar negócios. Além disso, o espaço disponibilizado em um estande pode não ser suficiente para algumas empresas, principalmente para as que possuem em seu portfólio centenas, ou até mesmo milhares de produtos, marcas e modelos.

Nesse caso, é fundamental usar um catálogo digital, recurso que permite a inserção de quantos itens forem necessários e a exibição de imagens e especificações de forma bem mais dinâmica e aprofundada.

E então, pronto para vender mais na próxima feira? =)

Você também tem alguma dica para compartilhar? Escreva um comentário pra gente!