Capa do post.

5 atitudes que afetam a carreira do representante comercial

Muita gente acredita que o sucesso profissional está associado diretamente ao esforço pessoal, assim como em fazer aquilo que se gosta. Isso tudo não deixa de ser verdade, afinal de contas, trabalhar com algo com o qual você se identifica e se dedicar a isso é essencial, mas não é suficiente.

Às vezes, mesmo sem perceber, você adota certas atitudes que podem prejudicar a sua imagem de representante comercial. Saiba agora quais são essas ações e como evitar cometê-las:

1) Pare de culpar os outros pelos seus próprios erros

É a crise econômica, o fornecedor que não enviou o pedido no prazo, o cliente que desmarcou a visita em cima da hora.... Enfim, existem inúmeros fatores que podem afetar a sua produtividade nas vendas.

E isso é completamente normal, independente de qual profissão você escolheu seguir! Problemas fazem parte da vida, e o que diferencia um vencedor de um perdedor é a sua capacidade de lidar com eles. Por isso, pare já de culpar fatores externos pelos seus problemas e foque em encontrar soluções o quanto antes.

2) Ter medo de se arriscar

Não é para você sair cometendo imprudências por aí, mas existem riscos que valem a pena sim. Afinal de contas, quem não sai da sua zona de conforto não consegue crescer e, pior: pode deixar de viver experiências incríveis.

Você sempre sonhou em abrir a sua própria empresa de representação? Comece a se planejar para realizar esse sonho! Pode ser que, no final, dê muito errado. Mas pode ser que dê muito, mas muito certo mesmo. Será que não vale a pena correr esse risco?

Use e abuse sem medo das novas tecnologias que chegam para auxiliar o seu dia a dia. Recentemente lançamos um e-commerce B2B que dá ao representante mais independência na hora da venda. Com o e-commerce B2B, da Mercos, os clientes podem comprar a hora que quiserem uma vez que o seu catálogo de produtos estará disponível a eles durante 24 horas por dia. Além disso você economiza com deslocamento e poupa tempo de atendimento para dedicar a prospecção ou a visitas aqueles clientes que precisam.

3) Achar que já sabe tudo

Gente arrogante existe aos montes por aí mas, no mundo das vendas, isso pode ser ainda pior. Há muito vendedor que, por ter anos de experiência, acha que já sabe exatamente como fechar uma venda, independente de quem for o cliente.

Esta atitude pode acabar afetando diretamente o seu sucesso. Ninguém sabe tudo, fato. Por isso é importante se aperfeiçoar sempre, seja através da leitura de livros sobre vendas, fazendo cursos na sua área de atuação ou até mesmo experimentando novas ferramentas que podem ajudá-lo no seu dia-a-dia profissional.

4) Não se preocupar com a própria imagem

Imagine a cena: você tem uma visita a um cliente importante para fazer. Você se preparou ao máximo para isso e vai, todo feliz, pegar aquele catálogo pesado para apresentar seus produtos. O cliente já te olha estranho e pergunta o por que de você não utilizar um catálogo digital.

Ponto negativo para você. Mesmo assim, é possível contornar a situação e fechar a venda. Na hora de emitir o pedido do cliente, você se lembra que o bloquinho de pedidos ficou no carro, esquecido em cima do banco. E agora?

Ainda que você consiga lidar com tudo isso e finalizar a negociação, é bem provável que esse cliente não volte a fazer negócios com você. Será que não chegou a hora de adotar um sistema de vendas digital e manter uma imagem de profissional antenado e moderno?

5) Não estar feliz consigo mesmo

Convenhamos, fica difícil desenvolver um bom trabalho quando você não está bem com você mesmo. Sabe aquele colega que vive reclamando e que só vê problemas em tudo? É difícil ficar perto dele muito tempo, não é?

Pois é. Além de afastar as pessoas, a baixa auto-estima pode afetar diretamente a sua produtividade no trabalho. Que tal começar a ter uma atitude mais positiva? Você vai ver a diferença que isso pode fazer na sua vida! =)

Você tem experiências e dicas para compartilhar com a gente? É só comentar no post!