Capa do post.

4 dicas para vender mais com um catálogo on-line

Imagine o seguinte cenário: você é um representante comercial experiente, que já está no mercado há algum tempo e possui uma boa carteira de clientes, além de representar empresas que são referência no setor. Você deseja aumentar as suas vendas, mas não tem tempo para fazer tantas viagens e visitar pessoalmente um número cada vez maior de clientes.

Pensando nisso, você considerou a possibilidade de colocar os seus produtos na internet, mas não sabe nem por onde começar. E aí, se identificou? Descubra agora 4 estratégias para criar um catálogo digital eficiente e impulsionar as suas vendas.

1) Divulgue o seu produto em um site confiável

11.06_Imagem_1

O primeiro passo é encontrar um bom canal de comunicação com os clientes atuais e também com os prospects. Dessa forma, seus produtos já serão exibidos em um site voltado para o perfil do seu público-alvo, o que aumenta a possibilidade de fechar novos negócios.

Uma dica é disponibilizar os seus produtos em um catálogo de vendas on-line, como o e-commerce B2B. A principal vantagem é que o cliente pode visualizar todos os materiais disponíveis e solicitar um orçamento pela internet, sem precisar agendar uma visita ou fazer uma ligação.

A diferença para um site de e-commerce tradicional é que a venda não é feita automaticamente, usando um cartão de crédito, por exemplo. Assim, você consegue avaliar com mais cuidado a necessidade do seu cliente e fazer uma negociação mais eficiente.

Além de manter o controle sob os pedidos emitidos, você ainda consegue estabelecer um relacionamento mais forte, da mesma forma como faria em uma venda tradicional. Resultado: aumentam as suas chances de fidelizar este comprador.

2) Valorize seus produtos

11.06_Imagem_2

Ter um catálogo on-line não é suficiente. É preciso apresentar os seus produtos de uma maneira atraente e profissional, oferecendo o máximo de informação possível para incentivar o cliente a comprar.

Coloque fotos em alta resolução, em diversos ângulos, e apresentando as diferentes variações de cores. Forneça todos os dados do produto, como tamanho, opções de cores, textura e todas as características técnicas relevantes para que o cliente possa entender claramente quais as vantagens que ele teria com essa compra.

3) Divulgue seu catálogo para os clientes

11.06_Imagem_3

Agora chegou a hora de por a mão na massa e fazer uma verdadeira propaganda do seu catálogo! Coloque o link de acesso ao site no seu cartão de visitas e não esqueça de contar a novidade para os seus clientes.

Assim eles já ficam sabendo que, caso precisem fazer uma compra, podem solicitar o orçamento diretamente pelo site, sem necessidade de agendar uma visita prévia ou entrar em contato por e-mail. Com isso, os dois ganham tempo para se dedicar a atividades mais estratégicas.

Também vale a pena utilizar o potencial de divulgação das redes sociais. Coloque o acesso para o seu catálogo on-line na sua página no Facebook, acrescente-o no seu perfil profissional no LinkedIn e, por fim, compartilhe a novidade com amigos e familiares.

4) Use e abuse do e-mail

11.06_Imagem_4

O e-mail ainda é um dos canais de comunicação mais usados para fechar negócios ao redor do mundo. Por isso, vale a pena informar os seus clientes sobre o seu catálogo on-line e explicar como eles podem acessá-lo.

Também é uma boa estratégia enviar newsletters periódicas, mostrando lançamento de produtos e novidades do setor de atuação desses clientes. Não se esqueça de colocar o endereço do seu catálogo digital na assinatura do e-mail, assim como você fez com o cartão de visitas.

Pronto! Agora é só começar a usar o seu novo catálogo e boas vendas! Só não esqueça de contar pra gente como foi, ok? ;)