Capa do post.

4 atitudes de um vendedor campeão

Em um mercado cada vez mais competitivo, se diferenciar é preciso. Não basta mais ser um bom vendedor. É importante ser o melhor. Algumas atitudes são essenciais para se diferenciar da concorrência e conquistar um lugar privilegiado na lembrança dos clientes. Confira algumas atitudes de um vendedor campeão:

Tratar cada cliente como se fosse único

Todo mundo gosta de ser bem tratado. A primeira atitude de um vendedor campeão é tratar cada cliente que ele tem como se fosse único. Personalização é a palavra-chave. Para isso, é importante criar um cadastro para cada consumidor que você tiver. Nesta ficha, você colocará todos os dados importantes sobre este cliente: além dos básicos, como nome, endereço e-mail e telefone, vá além inserindo data do aniversário, principais pedidos e preferências, como meio preferido para contato.

De posse destas informações, você pode apostar em estratégias como enviar um cartão na data de aniversário, ligar quando chegar um item que aquela pessoa sempre consome, entre outros. O vendedor campeão sabe que o cliente valoriza quando percebe que o profissional está fazendo uma oferta que é adequada ao perfil dele, e não simplesmente atirando para todos os lados.

Ser organizado

A rotina de um vendedor é uma loucura: está sempre correndo de um lado para o outro e, muitas vezes, até viajando. Para não perder nenhuma venda ou deixar algum cliente na mão, ter organização é um fator imprescindível. Mantenha todos os seus contatos em um só lugar e, de preferência em um sistema simples, que possa ser acessado de onde você estiver. Ter uma agenda também é importante. Assim, você não corre o risco de esquecer nenhum compromisso ou tarefa importante durante o dia. Crie uma rotina de sempre checar o que tem para fazer logo no início do dia ou na noite anterior. Assim, tem tempo de se planejar para demandas urgentes que podem surgir pelo caminho.

Fazer o follow-up em tempo hábil

Não existe nada pior do que não receber retorno. Um vendedor campeão sabe disso e preza por fazer o follow-up sempre em tempo hábil. Ele sabe que é importante para o cliente e, também, para suas vendas. Se você quer ser um vendedor campeão, nunca deixe o seu consumidor sem resposta. Recebeu um e-mail? Responda no mesmo dia. Se não puder atender a uma ligação, retorne na primeira oportunidade. Também é uma excelente atitude separar uma hora por dia para ligar ou mandar e-mail para os principais clientes para saber se eles precisam de alguma coisa e, claro, para reforçar a sua presença na lembrança deles.

Ter bom senso

A dica parece básica, mas não é. Um vendedor campeão tem bom senso e trata o cliente como ele gostaria de ser tratado. Respeita o espaço do outro e, mais do que realizar uma venda a qualquer custo, prefere construir um relacionamento de longo prazo. Ter bom senso é ligar sempre em horário apropriado, tratar o cliente com respeito, maneirar nas gírias e não falar palavrões, estar sempre vestido de forma apropriada e saber qual é a sua posição na negociação.

Siga estas dicas e torne-se o vendedor dos sonhos de todos os clientes. Ainda tem dúvidas sobre como chegar lá? Deixe um comentário!